Na maioria das vezes, os resultados proporcionados pela toxina botulínica são realmente surpreendentes, fazendo com que a gente queira que eles fiquem para sempre na nossa pele. Entretanto, é preciso encarar a realidade: com o passar do tempo, o efeito do procedimento vai desaparecendo, e isso é inevitável. Apesar disso, tem como fazer o botox durar mais. A seguir, o Rafael Mansilla, diretor-executivo e financeiro da Botocenter, revela os cuidados essenciais. Veja:
1Fique de olho no tempo certo para a reaplicação
O intervalo entre uma aplicação e a outra deve ser de, no mínimo, três meses. Esse período de tempo deve ser respeitado, já que, caso contrário, a substância pode ser recusada pelo organismo e, como consequência, as rugas podem voltar a aparecer.
2Tome cuidado com o sol e altas temperaturas
Como a toxina botulínica é uma substância sensível ao calor, o protetor solar é fundamental para não comprometê-la. Então, mesmo em dias nublados e chuvosos, não se esqueça de aplicá-lo e de reaplicá-lo a cada duas horas, para garantir a proteção adequada.
Além disso, outro cuidado que pode ajudar a preservar o botox é utilizar óculos de sol ao sair em dias ensolarados, pois isso evita que você fique apertando os olhos devido à claridade.
Saunas, banhos e outros locais quentes também devem ser evitados, uma vez que aceleram o envelhecimento da pele.
3Realize a avaliação de complemento
Após a aplicação da toxina botulínica, vá até o profissional que fez o procedimento estético para a consulta de retorno, a fim de avaliar o resultado. “Em alguns casos, pode ser constatada a necessidade de complementação, precisando da reaplicação da toxina”, conta.
4Mantenha uma dieta equilibrada
Uma pele bonita e saudável depende de cuidados não apenas externos mas também internos. Portanto, uma alimentação rica em vitaminas, proteínas e antioxidantes é necessária para fazer o botox durar mais. Inclua no seu cardápio, por exemplo, abacate, azeite, castanha-do-pará, tomate, cenoura e aveia.
Em casos de deficiência de nutrientes, vale a pena procurar um profissional de saúde para realizar a suplementação. Também atente-se à reposição de colágeno, pois essa proteína é responsável pela firmeza e elasticidade, sendo indispensável para obter um melhor resultado da toxina botulínica e prolongar o seu efeito.
5Não fique fazendo “caretas”
As atividades físicas devem ser deixadas de lado por pelo menos 24 horas após a aplicação do botox. “Esse repouso é necessário porque movimentos mais bruscos podem acabar ocasionando na migração da toxina para os músculos em que o relaxamento não estava designado e, com isso, pode causar uma reação adversa”, afirma Mansilla.
Ao retomar a sua rotina de treinos, evite fazer “caretas” durante os exercícios. Ainda que seja difícil, concentre-se e tente fazer movimentos faciais mais leves. Para facilitar isso, uma sugestão é considerar modalidades de baixa intensidade.