O verão pode ser um verdadeiro desafio para quem tem a pele acneica. Afinal, algumas características da estação, como as altas temperaturas e a exposição solar, podem levar ao agravamento das espinhas e da oleosidade.
“Nesta época do ano, há um aumento da produção de sebo na pele, da transpiração, da exposição solar e também da frequência dos mergulhos em piscinas com águas tratadas com cloro, o que pode causar a obstrução dos poros e, consequentemente, favorecer o aparecimento da acne, também a exposição solar e os mergulhos em piscinas com águas tradas com cloro“, completa a Amanda Arantes Faria, gestora em saúde na Clínica Anavoig Estética e Saúde.
Considerando que a acne é provocada por uma associação de fatores (hormonais, alimentares, excesso de maquiagem, entre outros), para evitar cravos e espinhas durante os dias de calor, é preciso ter cuidados que vão além do uso de produtos tópicos, adotando também algumas mudanças no seu estilo de vida. Veja dicas de profissionais a seguir!
COMO CUIDAR DA PELE ACNEICA NO VERÃO
1Não esqueça do skincare
Lembre-se de higienizar a pele duas vezes ao dia, utilizando um sabonete específico para a pele acneica de manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir. “Lavar o rosto mais de uma vez ao dia pode gerar o efeito rebote e estimular ainda mais oleosidade, então, não exagere”, destaca o Dr. Lucas Miranda, dermatologista.
Em seguida, use um tônico, um hidratante e aplique o protetor solar, sempre certificando-se que esses cosméticos sejam ideais para a pele oleosa/acneica.
“Essa é a rotina de skincare geral, porém, por meio da consulta, o médico pode te indicar outros produtos ou fazer adaptações que farão toda a diferença de forma individual“, fala Miranda.
2Mantenha a hidratação
A etapa de hidratação é essencial na rotina de cuidados com a pele acneica, assim como para todos os outros tipos de pele. Escolher hidratantes com texturas leves, à base de gel ou de água, e que prometam e benefícios como toque seco, ação antioleosidade e efeito matte pode ajudar a manter a pele equilibrada, sem sobrecarregar os poros.
Além disso, quando falamos de hidratação, também precisamos ressaltar a importância de beber água. A água colabora para a eliminação de toxinas do corpo e para o controle da oleosidade, o que diminui as chances de surgimento de cravos e espinhas.
3Proteja-se do sol
A proteção solar evita a piora de manchas e cicatrizes, alterações muito comuns em quem sofre com espinhas. Existem diversos protetores solares formulados com ativos que contribuem para o controle da oleosidade e para o tratamento da acne.
“Utilize a quantidade adequada de protetor solar (uma colher de chá para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente) e reaplique a cada 3h ou após contato com a água ou transpiração exagerada“, indica o médico.
Outra recomendação é não tomar sol entre às 10h e 16h. “Caso vá se expor, use protetores de barreira, como chapéu ou boné e sombrinha, e reforce a proteção nas regiões inflamadas para que não apareçam manchas. Se a espinha estiver nas costas, por exemplo, vale a pena apostar em roupas feitas com tecidos que tenham fator de proteção solar“, acrescenta Miranda.
4Não leve a mão ao rosto
“Com maior produção de sebo e suor, a pele já está mais suscetível a acumular sujeira e microrganismos que vão favorecer a obstrução dos poros, e tocar o rosto vai intensificar esse processo, pois as mãos e unhas contém impurezas que podem acabar sendo transferidas para o rosto”, afirma o Dr. Lucas.
5Coma bem
Pesquisas recentes mostram que a dieta pode ter uma relação com o surgimento da acne. Alimentos como laticínios, grãos refinados e açúcares, fast-food, ricos em gorduras saturadas e trans e com altos índices glicêmicos podem ser considerados grandes vilões para a saúde e a aparência da pele.
Por isso, para cuidar da pele acneica, Amanda recomenda prezar por uma alimentação anti-inflamatória e equilibrada, consumindo frutas e vegetais coloridos.
Sempre tire a maquiagem antes de dormir
Dormir com maquiagem pode favorecer o desenvolvimento de alergias, irritações, envelhecimento precoce, obstrução dos poros e cravos e espinhas.
“É fundamental a remoção completa da make com os produtos adequados para o seu tipo de pele. Invista em demaquilantes de boa qualidade e dermatologicamente testados e, ao aplicá-los, não friccione intensamente a pele, dando preferência para movimentos suaves. Caso você já esteja em tratamento contra a acne, usando ácidos ou medicações que sensibilizam a derme, opte por demaquilantes próprios para pele sensível”, orienta a Dra. Natassia Pizani, dermatologista.
COMO ESCOLHER PROTETOR SOLAR PARA PELE ACNEICA?
A Dra. Manu Jorge, dermatologista, aponta que o ideal é procurar por um protetor oil-free, não comedogênico, com textura em gel ou fluída e com toque seco. “É interessante que ele tenha ingredientes que promovam ação secativa, hidratante e também o controle da oleosidade, por exemplo, niacinamida e ácido salicílico”, conclui.