Nossa colaboradora revela a sua rotina de skincare eficiente
Marcela De Mingo conta sobre a sua relação com os cuidados com a pele e os produtos que usa durante o skincare
Uma das primeiras memórias que eu tenho é da minha avó lavando o rosto e passando o protetor solar antes de sair de casa. Sempre muito vaidosa, vovó nunca estava sem maquiagem e a sua pele sempre foi bonita e bem cuidada. Aprendi com ela, naqueles momentos da minha infância, que cuidar do rosto era importante, por isso, o skincare sempre foi uma constante para mim.
Desde nova aprendi a nunca dormir de maquiagem, por isso, era a única das minhas amigas a fazer o esforço hercúleo de limpar o rosto depois da balada. Também nunca saio de casa sem protetor – é uma das primeiras coisas que passo depois que lavo o rosto, de manhã.
Apesar desse amor pelas rotinas, descobri a pouco tempo o poder dos ácidos e como entregar para a minha pele o que ela precisa, mas sempre fui muito mais das marcas clássicas, como a Nivea, do que das novas e moderninhas (de novo, créditos a minha avó por isso!). Ao mesmo tempo, eu amo praticidade e objetividade – rotinas de skincare são uma paixão pessoal, mas meus dias são cheios e eu gosto de me ater ao bom e necessário.
Por isso, esses são os produtos que eu uso hoje em dia – e o porquê:
Limpador facial
Eu nunca, nunca, nunca, deixo de lavar a pele duas vezes por dia. Lembro de começar com isso quando tinha uns 11 anos e, desde então, é uma daquelas coisas que eu já faço quase no automático.
O que eu uso é o Sabonete Facial Deep Clean Grapefruit, da Neutrogena. Tenho uma pele sensível e esse, além de limpar bem e não deixar aquela sensação de repuxado, tem um cheirinho bem delicioso.
2Descobri os poderes da vitamina C não tem tanto tempo assim e, desde então, fiquei obcecada em encontrar o melhor produto. Acontece que boa parte das vitaminas em sérum deixam a minha pele muito oleosa e pagajosa (pelo menos, todos os que eu experimentei até agora).
O único que funcionou super bem, para mim, é o da Sallve: a Vitamina C Antioxidante Hidrante. O mais legal é que esse é um produto prático, porque também funciona para a área dos olhos. De manhã, passo no rosto todo, à noite, uso só nessa região específica.
3Protetor Solar
Outra coisa que eu nunca deixo de fazer – passar protetor solar. Aqui, sou bem conservadora: não gosto de produtos dois em um, que hidratam e uniformizam o tom de pele, por exemplo. Prefiro o protetor puro, que uso duas vezes no dia – uma de manhã e outra na hora do almoço.
Também sou bem conservadora com marcas: uso o Nivea Sun Protetor Facial Toque Seco Antissinais, da Nivea, há anos. Nunca falha!
Double cleansing
Sou super adepta do double cleansing muito antes de ser cool (risos!). Eu uso óleo de coco extra virgem para tirar a maquiagem e limpar as impurezas da pele, é uma dica que eu aprendi há muitos anos, quando estava estudando sobre formas mais sustentáveis de cuidar da pele e que nunca abandonei.
Também tenho sempre à mão uma boa água micelar (de preferência bifásica) para limpar a pele antes de usar o mesmo sabonete que uso pela manhã. Às vezes, dá preguiça de usar o óleo (por ser mais melecado e exigir atenção na aplicação e na limpeza) e gosto ter uma opção mais rapidinha. A água micelar que eu uso atualmente também é da Neutrogena: a Hydro Boost Bifásico.
2Hidratação
Bom, depois do double cleansing e da vitamina C nos olhos, eu parto para a hidratação. Atualmente uso um creme bem famosinho, da CeraVe, que funciona super bem para a minha pele, não fica grudento no rosto e hidrata que é uma beleza.
Ácidos
Como a minha pele tem uma tendência às manchas e também à flacidez, gosto de usar ácido glicólico para fechar a rotina de cuidados. A que eu uso atualmente é uma que eu amo: a Máscara Facial Reset Noturno Botik, d’O Boticário. Tem uma textura em gel super fácil de passar no rosto e funciona como uma máscara facial mesmo: você passa, dorme e tira no dia seguinte. Deixa a pele bem luminosa e mais uniforme.
Eu alterno esse produto com outro da Creamy, o Creme 10% AHA, que tem ácido glicólico na composição, mas também niacinamida, que trabalha bastante a hiperpigmentação. Esse é um pouco mais forte e dá aquela sensação de ardor depois de passar – por isso não uso todos os dias.