Cabelos loiros e piscinas: como evitar o efeito esverdeado neste verão

Veja ainda dicas para lidar com o problema

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 18 dez 2024, 14h23 - Publicado em 17 dez 2024, 14h00
cabelo loiro verde piscina
Descubra por que os cabelos loiros podem ficar esverdeados após o contato com a água da piscina | (Dragana_Gordic/Freepik)
Continua após publicidade

O verão é o momento perfeito para curtir a piscina, mas quem tem cabelos loiros sabe que é preciso ter cuidado para não acabar com os fios verdes. Você já se perguntou por que isso pode acontecer? A seguir, Boa Forma te explica o motivo e o que fazer para evitar o problema.

Por que os cabelos loiros ficam verdes na piscina?

Mais porosos por natureza, os loiros absorvem facilmente o cloro, o ácido hipocloroso e o hipoclorito de cálcio presentes na água da piscina. No entanto, o principal responsável pelo tom esverdeado é o sulfato de cobre, composto utilizado para combater algas.

“Quanto mais tempo o metal fica depositado nas mechas, maior o poder de esverdeá-las”, comenta a Dra. Renata Marques, dermatologista.

Como evitar?

Aqui vão algumas dicas para evitar que os cabelos loiros fiquem esverdeados após o contato com a água da piscina:

  • Molhe o cabelo em água doce antes de mergulhar na piscina: se os fios já estiverem úmidos, uma menor quantidade de cloro vai penetrar neles.
  • Passe um óleo nos cabelos: aplicar um óleo nos fios antes de entrar na piscina pode ajudar a criar uma barreira de proteção contra o cloro e os metais presentes na água.
  • Lave a cabeça assim que sair da piscina: evite deixar que os fios sequem sob o calor do sol, pois os raios UV intensificam a ação do cloro. Para remover os resíduos dos produtos químicos da piscina, uma boa ideia é utilizar água filtrada para lavar os cabelos.
  • Hidrate sempre: para manter os fios loiros fortalecidos e protegidos contra as agressões externas do verão, é fundamental aplicar máscaras de tratamento regularmente.
Continua após a publicidade

Dicas para tirar o tom esverdeado causado pela piscina

Existe uma técnica caseira que pode ajudar a tirar o esverdeado causado pela água da piscina: aplicar leite integral nas áreas afetadas e deixá-lo agir por 15 minutos.

“A gordura presente no leite tem o poder de remover as partículas de sulfato de cobre”, diz a Cris Dios, cosmetóloga e tricologista.

Além disso, um bom shampoo antirresíduos também pode contribuir para a melhora desse problema. Vale lembrar que produtos roxos podem piorar o tom esverdeado, então, fique longe deles!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.