Já aconteceu de você sentir que seu cabelo estava com um aspecto emborrachado? Geralmente, esse efeito ocorre quando os fios ficam excessivamente fragilizados e acabam perdendo a sua elasticidade natural, tornando-se mais propensos a danos e ao temido “corte químico“.
“O cabelo emborrachado acontece, principalmente, quando ele passa por procedimentos químicos que alteram suas propriedades. Nessa situação, os fios esticam facilmente (ao puxar ou pentear) e não voltam ao lugar, além de apresentarem quebra e muito frizz”, afirma Rodrigo Cintra, hair stylist, influencer de beleza, coapresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT) e idealizador do The Art Salon.
O QUE PODE DEIXAR O CABELO EMBORRACHADO?
A principal causa de emborrachamento é o uso de procedimentos químicos, como escovas progressivas, descolorações e relaxamento, especialmente quando feito em um curto espaço de tempo.
“A descoloração, por exemplo, abre as cutículas e remove o pigmento da cor presente, esse processo fragiliza a fibra capilar e, e em alguns casos ,o cabelo fica emborrachado e até quebra“, diz Rodrigo.
No entanto, outros fatores também podem contribuir para esse problema, entre eles, utilizar fontes de calor com frequência sem aplicar um protetor térmico.
A IMPORTÂNCIA DO TESTE DE MECHA
Fazer o teste de mecha antes de submeter o cabelo a qualquer tratamento químico é indispensável, de acordo com Jack Alecrim, especialista em queda de cabelo e alopecias.
Isso porque ele serve para avaliar se os fios estão saudáveis o suficiente e para apontar se existe risco de incompatibilidade com algum procedimento previamente realizado. “Vale lembrar que alguns tipos de química deixam resíduos nos fios por anos”, explica ela.
O teste de mecha oferece segurança e previsibilidade e é simples de ser executado. “O primeiro passo é separar uma mecha de cabelo, o ideal é que seja de uma região menos visível como a nuca, por exemplo, para evitar que seja aparente algum dano que, porventura, possa ocorrer durante o teste”, orienta Jack.
O segundo passo é passar o produto a ser testado em toda a extensão da mecha, respeitando sempre a distância de um centímetro da raiz. “Em seguida, deve-se aguardar o tempo de pausa recomendado, sempre supervisionando pelo ou menos, a cada 5 minutos a fim de identificar qualquer alteração indesejável nos fios”, fala a especialista.
Caso ocorra alguma alteração negativa, o teste deve ser imediatamente interrompido e os fios devem ser lavados. Porém, se tudo ocorrer dentro do esperado, higienize a mecha e avalie os danos, a resistência, a coloração e a penteabilidade.
COMO EVITAR O CABELO EMBORRACHADO?
Conforme listado por Rodrigo Cintra em entrevista à Boa Forma, estes são alguns cuidados importantes para evitar o emborrachamento dos fios:
- Dê um intervalo entre os procedimentos químicos e veja se a próxima técnica que deseja fazer é compatível com a última feita.
- Em casa, aposte no cronograma capilar, que precisa ser definido de acordo com as necessidades das suas madeixas.
- Faça hidratações no salão também, ainda mais se você pretende passar por um tratamento químico.
COMO RECUPERAR O CABELO EMBORRACHADO?
Desembarace os fios com cautela
O cabelo emborrachado é mais elástico e suscetível a quebra e, por esse motivo, na hora de desembaraçá-lo, é preciso redobrar os cuidados. “É sempre necessário utilizar um leave-in que auxilia na estabilidade das ligações capilares e não puxar com muita força os fios“, recomenda Jack.
Reponha a queratina
Repor a queratina pode ajudar a recuperar o cabelo emborrachado, oferecendo mais resistência, densidade e vitalidade aos fios. Para fazer isso, vale a pena apostar em cosméticos (máscaras, shampoos, condicionadores) formulados com esse componente.
Mas, é necessário tomar cuidado para não provocar uma sobrecarga nas madeixas, pois isso pode deixá-las demasiadamente rígidas e agravar a situação.
“A avaliação profissional é fundamental. Esse é o tipo de dano que não dá para ser tratado com segurança em casa”, alerta a especialista.
3Evite fontes de calor
“Chapinha, secador e babyliss são boas ferramentas para modelar o visual, porém o calor excessivo vai fragilizar ainda mais os cabelos emborrachados. Portanto, evite-as ao máximo e, se precisar usá-las, invista em um CC Cream com proteção térmica“, recomenda Cintra.
4Hidrate
Segundo o hair stylist e idealizador do The Art Salon, os cabelos são compostos por uma massa, que é essencial para manter a sua estrutura original. “Sem ela, eles ficam porosos, finos/leves, quebradiços, sem brilho, sem elasticidade, com frizz e falta de caimento”, aponta.
Nesse sentido, a hidratação garante a reposição dos nutrientes perdidos no dia a dia e nos procedimentos feitos no salão de beleza, deixando-os nutridos, viçosos e alinhados. Cintra indica a utilização de máscaras enriquecidas com óleos e proteínas, como a queratina e os aminoácidos.
Apesar disso, Jack Alecrim alerta que a hidratação por si só, normalmente, não é capaz de recuperar profundamente danos mais graves à fibra capilar.
Modere na água quente
As altas temperaturas podem remover a proteção natural dos fios, favorecendo o ressecamento e a quebra. “Dê preferência à água morna ou fria”, destaca Rodrigo Cintra.
6Use em óleos capilares
Os óleos capilares dão brilho aos cabelos, reduzem o frizz, nutrem e ainda podem fortalecer a fibra capilar, dependendo de seus ativos. Uma boa opção são aqueles formulados com macadâmia e argan.
“Aplique algumas gotinhas nas mãos, friccione bem e aplique no comprimento e pontas. Passe o restinho que sobrou no topo da cabeça, penteando o arrepiado no sentido do caimento”, ensina o profissional.
7Procure um profissional
Para garantir a saúde das madeixas e recuperar o cabelo emborrachado, é essencial contar com a supervisão de um profissional qualificado, pois ele possui o conhecimento necessário para avaliar o estado dos fios e sugerir o tratamento mais adequado.