Fato: cabelo claro não se dá nada bem com piscina — os inúmeros agentes químicos utilizados para manter a água em boas condições fazem um mal danado aos fios. Mais porosos por natureza, os loiros e brancos absorvem facilmente o cloro, o ácido hipocloroso e o hipoclorito de cálcio presentes ali. Mas é o sulfato de cobre, também presente na fórmula, o grande vilão das platinadas. “Quanto mais tempo o metal fica depositado nas mechas, maior o poder de esverdeá-las”, diz a dermatologista carioca Renata Marques.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA
A mudança de coloração é ainda mais comum em pessoas que passaram por algum processo químico, como a apresentadora Rafa Brites. Ela apostou em uma técnica caseira bastante popular para desfazer o efeito indesejado: aplicar leite nas áreas afetadas – mas tem que ser a versão integral! “A gordura presente no leite tem o poder de remover as partículas de sulfato de cobre”, explica a cosmetóloga e tricologista Cris Dios, de São Paulo. Aspirina diluída em água morna também ajuda na retirada do pigmento. “Basta dissolver oito comprimidos em um litro de água”, ensina Renata Marques.
Quem não curte receita caseira pode investir em um bom xampu antirresíduo e fugir de produtos roxos, que pioram o problema. E como prevenir é sempre melhor do que remediar, nossa melhor dica é encharcar o cabelo com água mineral antes e depois de mergulhar na piscina — com os fios úmidos, uma menor quantidade de sulfato de cobre consegue penetrar nos fios e suas chances de acabar o verão com o cabelo verde diminuem drasticamente.