Continua após publicidade

Bumbum care: o skincare para glúteos lisinhos

De cremes a tratamentos clínicos, veja as últimas novidades para o bumbum dos sonhos

Por Larissa Serpa
Atualizado em 8 Maio 2024, 16h38 - Publicado em 10 ago 2022, 08h09
bumbum care
 (John Sommer/Getty Images)
Continua após publicidade

Treino, alimentação… tudo isso é ótimo (e indispensável) se você quer aquele bumbum lisinho. Mas, enquanto essas duas abordagens tratam a gordura e musculatura da região, tem um terceiro tecido que não pode ficar de fora: a pele.

É pensando nisso que se criou o conceito de Bumbum Care, que já viralizou como trend nas mídias sociais e já tomou o mercado de cosméticos e procedimentos clínicos. Trata-se de cuidados e tratamentos voltados para tratar a pele do bumbum — e nós te explicamos por que isso é necessário.

A IMPORTÂNCIA DE TRATAR A PARTE CUTÂNEA

bumbum care
(Plume Creative/Getty Images)
  • evitar (e até reverter) a flacidez

“O glúteo não está livre da ação do tempo e do estilo de vida, assim como todas as partes do corpo. Por isso, o Bumbum Care se tornou tão indispensável na rotina das pessoas”, salienta Natasha Ramos, farmacêutica especialista em glúteos, mais conhecida como Dra. Bumbum.

Ao tratar a musculatura e camada de gordura, você consegue, sim, ter um bumbum muito mais redondinho mas, com a idade, a perda de colágeno na pele se torna inevitável. Logo, mesmo se sua rotina na academia está em dia, o tecido cutâneo que envolve esse músculo vai ficar cada dia mais fraco, diminuindo a capacidade de suporte e deixando o bumbum mais caído, caso você não cuide dessa pele ao mesmo tempo em que cuida das outras camadas.

Continua após a publicidade
  • xô, espinhas e foliculite

Você já deve ter percebido algumas bolinhas vermelhas elevadas na sua pele bem na área dos pelos. Muito comum na região do bumbum, esse “probleminha” é conhecido como foliculite, uma inflamação ou infecção que pode afetar um ou mais folículos piloso, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Assim como a acne, ela é causada por bactérias ou fungos e manter o skincare da região — que pode ser facilmente contaminada pela proximidade com ânus, por exemplo — em dia evita que esses problemas surjam.

  • autocuidado em dia

Os cuidados com o bumbum, como qualquer rotina de beleza, têm um impacto positivo também na mente, reforça Natasha.

E aqui estamos falando não só dos tratamentos mas também daquele momento pós-banho em que você se dedica a cuidar da sua pele. “O importante é que seja algo feito com carinho, de você para você. E manter uma rotina de self care pode ser mais simples do que muitas pessoas imaginam. Existem cuidados que podem ser adotados até mesmo em casa e que fazem bastante diferença para a autoestima e o bem-estar”, garante a médica Dra. Aline Caniçais, especialista Fisioterapeuta Dermatofuncional da HTM Eletrônica (indústria de desenvolvimento de equipamentos eletromédicos e estéticos).

Além disso, cuidar do bumbum lhe dá confiança para exibi-lo — ou simplesmente se sentir bem enquanto olha para ele no espelho.

Continua após a publicidade

COMO FAZER UM BOM BUMBUM CARE

bumbum care
(Plume Creative/Getty Images)

“Os cuidados diários precisam começar de dentro para fora. Uma dieta saudável, a realização de exercícios físicos e atitudes simples, como tomar água e manter uma rotina de sono regulada, são super necessários para um bumbum bonito”, explica Dra. Bumbum.

Uma alimentação saudável (com pouca ingestão de açúcares, que inflamam a pele), a ingestão da quantia de água adequada e o ato de dormir de 6 a 8 horas ininterruptas por noite vão fornecer às suas células da pele o ambiente e os nutrientes que elas necessitam para deixar a derme do bumbum em dia. Mas os cuidados de fora pra dentro também importam.

ESFOLIAÇÃO

Continua após a publicidade
Receita de esfoliante natural cm café e mel para ter uma pele mais macia
Você pode fazer um esfoliante caseiro com mel e café (Kitzzeh/Thinkstock/Getty Images)

A esfoliação é essencial para deixar o skincare do bumbum em dia, especialmente porque essa região do corpo passa boa parte do tempo abafada e em atrito com as roupas, favorecendo problemas como a foliculite (citada acima).

O processo renova as células, eliminando as que estão mortas e estimulando as novas. O ideal é fazer a esfoliação da região de 1 a 2 vezes por semana.

Escolha bem sua calcinha

O tecido faz uma enorme diferença. Materiais que não retêm suor nem causam muita fricção ajudam a obter um bumbum liso. O algodão é a melhor opção.

.

Continua após a publicidade

Posso usar esfoliantes químicos na região dos glúteos?

Os esfoliantes químicos são aqueles que removem a camada de pele morta não através do atrito de partículas físicas, mas através de ativos que renovam a pele durante a noite (eles geralmente são indicados para uso noturno, já que podem causar manchas em contato com o sol). Eles costumam dar resultados mais duradouros já que tratam-se de produtos que você deve incluir na sua rotina de skincare até mesmo diariamente — e não somente quando sentir necessidade, como costuma acontecer com os esfoliantes físicos.

Para quem possui espinhas na região, indica-se produtos com o ativo ácido salicílico. Já, para quem procura rejuvenescer a pele, o ácido glicólico é mais indicado. Os dois podem, sim, ser utilizados no bumbum, mas é necessário a indicação e acompanhamento com um dermatologista.

CREMES

bunda protetor creme bumbum
(Mykola Sosiukin / EyeEm/Getty Images)

O bumbum é, de fato, uma região que fica bastante ocluída e sofre muita tração, seja pelas roupas que usamos, seja pelo contato com diferentes superfícies ao longo do dia, como cadeiras, bancos e camas. Assim, é natural que ela termine mais áspera e propensa a algumas condições de pele como acne e perda de firmeza. Por isso, o uso de cremes para região é essencial para manter a hidratação. Isso faz com que as células se renovem mais rapidamente (eliminando espinhas) e retarda a perda do colágeno da pele (garantindo firmeza por mais tempo).

Continua após a publicidade

As máscaras para bumbum funcionam?

De acordo com a dermatologista Dra. Mônica Aribi, as máscaras de tratamento têm como objetivo deixar a pele mais lisinha e livre de asperezas. “O uso de máscaras nessa região traz como benefício desobstruir os poros e tratar de forma mais eficiente esses problemas”, diz a Dra. Mônica.

Mas os tratamentos com máscaras, assim como acontece para a pele do rosto, são mais superficiais. Para resultados mais eficazes, é necessária a avaliação de um dermatologista para que ele possa indicar até mesmo tratamentos clínicos para o problema específico, como lasers para tratar manchas de acne, por exemplo.

TRATAMENTOS

bumbum care
(dimid_86/Getty Images)

Lasers são ótimos para remover manchas e tratar espinhas mas esses casos precisam ser consultados com seu dermatologista, já que não são tratamentos específicos para o bumbum mas para a pele no geral (de qualquer região).

Já, um tratamento específico para essa região e que é queridinho de diversas celebridades como Paolla Oliveira, Claudia Raia, Grazi Massafera, Gretchen, Bruna Marquezine, entre outros, é o chamado ROUND Glúteos, criado pela Dra. Natasha.

O método é baseado na aplicação de bioestimuladores de colágeno. São injeções que estimulam a produção das fibras de colágeno em até 66% em três meses, com durabilidade dos resultados de até dois anos. 

Com o aumento da produção de colágeno na região, aumenta-se a firmeza da pele, que retrai, o que, por consequência, faz com que o músculo tenha mais suporte e fique mais levantado e arredondado.

Além disso, também é aplicado um coquetel de aminoácidos na musculatura do bumbum, com objetivo de estimular a firmeza muscular.

“Ainda assim, uma das indicações que fazemos aos pacientes é continuar na academia pois, quando vamos tratar qualquer região do corpo ou rosto, temos que pensar nas 3 camadas: pele, musculo e gordura. A gente dá todo o suporte para a pele e até ajuda na parte da musculatura, mas o trabalho pessoal também conta muito”, explica o também farmacêutico Dr. Higor Guerim.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.