5 dicas para aumentar a absorção de ativos na pele
Seus cosméticos parecem que não estão fazendo efeito? Dermatologista conta o que você pode fazer para solucionar o problema
Quem não deixa de lado a rotina de skincare, provavelmente, já notou que, muitas vezes, o tecido cutâneo parece limitar a absorção de ativos. De acordo com a Dra. Michele Monteiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), isso acontece porque uma das principais funções dele é atuar como uma barreira de proteção natural contra agentes físicos, químicos e biológicos.
Mas, além disso, existem outros fatores que também podem atrapalhar ainda mais o efeito dos produtos, por exemplo, limpeza inadequada da pele, cosmético de baixa qualidade ou fora da validade e ordem errada de aplicação.
Conforme explicado pela dermatologista, se a derme não for devidamente higienizada e ainda possuir muitas camadas de células mortas, a absorção dos cosméticos fica comprometida. Por isso, “a preparação é o primeiro passo, mantendo diariamente uma rotina de hidratação e de higienização“, diz.
Para obter resultados satisfatórios, é fundamental escolher cosméticos formulados com ingredientes de alto desempenho e em concentrações ideais.
“Hoje, a indústria farmacêutica consegue chegar a partículas muito pequenas, que são absorvidas de um jeito melhor, por exemplo, o ácido hialurônico de baixíssimo peso molecular e os peptídeos”, exemplifica.
A especialista ainda desmistifica a ideia de que a derme madura não é capaz de assimilar os produtos. “Os ativos são absorvidos por essa pele, sim. O que acontece é que ela tem mais dificuldade de reter a hidratação“, destaca.
Com o objetivo de te auxiliar a extrair o melhor dos dermocosméticos, trouxemos, a seguir, cinco dicas valiosas. Confira:
Encontre o sabonete ideal
Um sabonete específico para o seu tipo de pele é indispensável para que os tratamentos funcionem direitinho.
Se você sofre com oleosidade excessiva, por exemplo, vale a pena utilizar algum formulado com componentes voltados para o controle da produção de sebo e para a prevenção de acnes, por exemplo, o ácido salicílico. Já para as peles secas, sabonetes que sejam mais hidratantes são os mais indicados
Apesar dessas especificações, a recomendação geral é sempre priorizar aqueles que limpam sem provocar um ressecamento excessivo.
Faça uso do tônico facial
Após lavar o rosto com o sabonete e água em abundância, você pode passar um tônico para potencializar a limpeza. O produto, além de remover de forma mais profunda os resíduos de filtro solar, maquiagem e de outros produtos, equilibra o pH da derme, contribuindo para que ela fique mais permeável.
3
Aposte na esfoliação
A esfoliação é responsável por acabar com as células mortas que se acumulam na superfície do nosso rosto ao longo do tempo. A dermatologista aconselha que a mesma seja feita em casa, em média a cada dez dias.
4
Procure um profissional
“Um dermatologista pode te ajudar a avaliar a necessidade procedimentos estéticos para aumentar a entrega dos ativos”, esclarece a Dra. Michele.
A limpeza de pele, por exemplo, é uma técnica que pode facilitar a absorção dos ingredientes, pois ela envolve a remoção dos comedões (cravos), promovendo a desobstrução dos poros.
5
Mantenha uma alimentação balanceada
Não podemos esquecer que uma pele hidratada é resultado de cuidados tanto externos quanto internos. Sendo assim, é necessário ter uma dieta equilibrada, com frutas, legumes e verduras, e beber, pelo menos, dois litros de água por dia.