Argilas: como usar cada cor na pele

Elas viram ótimas máscaras faciais. Mas as diferentes cores são indicadas para tipos de pele específicos. Entenda quando usar cada uma

Por Amanda Panteri
Atualizado em 11 dez 2024, 15h16 - Publicado em 22 jul 2020, 09h00
 (Pexels/Pexels)
Continua após publicidade

Verde, roxa, vermelha, preta… São muitos os tipos de argilas existentes no mercado. Se usadas na pele, elas prometem as mais diferentes funções: controlar a oleosidade, melhorar a acne, acalmar e promover o efeito detox. Há até uma terapia alternativa feita com o produto natural: a geoterapia, que trabalha a purificação dos corpos. Mas afinal, qual comprar e como utilizar?

O que são as argilas? 

Nada mais do que o resultado do envelhecimento dos cristais das rochas, as argilas são compostas por partículas extremamente pequenas de silicato minimizado (ou silicato de alumínio), além de diversos oligoelementos, como o silício, titânio, magnésio, cobre e zinco. “As diferentes fontes de extração produzem silicatos minimizados de diferentes tipos e concentrações”, explica a farmacêutica e bioquímica Fernanda Chauvin, (@dra.fernandachauvin) CEO da Ellementti Dermocosméticos.

De acordo com a quantidade dos minerais presentes na argila, ela terá um de seus efeitos potencializados, diz a especialista. Porém, as diversas constituições não modificam sua principal atuação, que é a ação absorvente, cicatrizante e anti-séptica.

Como usar as argilas? 

Diluídas em água para máscaras. Ou em cremes. “Também estão presentes em xampus e sabonetes, podendo ser utilizadas de uma a duas vezes na semana”, aconselha Fernanda.

Muita gente diz que, ao aplicar no rosto, você deve aguardar cerca de 20 minutos, mas não pode deixar a mistura secar. Por isso, é indicado que você borrife água de tempos em tempos. “Na verdade, caso a argila seque, fica difícil tirá-la, o que pode causar irritação da pele por conta do processo de remoção” complementa a farmacêutica.

“O que eu aconselho é fazer uma primeira máscara com água, para que ela absorva o máximo de toxinas. Pode ser retirada no chuveiro. Depois, há a possibilidade de fazer uma segunda aplicação, dessa vez com algumas gotas de óleos essenciais — os poros estarão bem abertos e ela fará um trabalho de reposição de nutrientes, minerais e ativos vindos dos óleos”, indica Joel Aleixo (@joelaleixo), alquimista da AlkhemyLab. Evite a água da torneira para preparar a sua argila por conta do cloro — prefira água mineral.

Alguns naturalistas afirmam ainda que ela deve ser deixada no sol por cerca de 30 minutos antes do uso. Assim, sua atividade piezoelétrica (capacidade de gerar tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica) armazenará energia e aumentará suas propriedades.

Continua após a publicidade

Quais as cores e indicações? 

argila verde
Profissional explica como usar a argila | (Racool_studio/Freepik)

Quem nos ajuda com essa questão é Joel Aleixo:

  • Branca:

“É purificante e anti-inflamatória, a cor branca se dá pela enorme quantidade de cálcio e magnésio. É muito hidratante, calmante e cicatrizante.”

  • Verde:

“Possui muitos minerais. Gosto muito da argila verde, porque é praticamente a argila mais completa que existe na natureza. Ela não tem uma especificidade mineral, tem praticamente todos os minerais, e é excelente como nutriente para a pele. Também diminui muito a oleosidade, absorvendo o óleo que fica acumulado na pele. Pode ser usada no couro cabeludo, especialmente porque elimina parasitas da região.”

  • Dourada/amarela:

“Poderosa para detox, também é hidratante e rejuvenescedora.”

Continua após a publicidade
  • Preta:

“Esta é uma argila vulcânica. As argilas pretas são mais nobres, e inclusive, mais difíceis de achar no mercado, pois vêm de vulcões. São argilas quentes que favorecem um aumento da temperatura do lugar.”

  • Marrom:

“Bastante indicada para peles mais sensíveis. É antisséptica, cicatrizante e suavizante.”

Continua após a publicidade
  • Rosa:

“Ótima para quando você está com alguma vermelhidão na pele. Por exemplo, quando sabe que ali sairá algum cabelo encravado.”

  • Cinza:

“Tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, sendo também uma boa opção para as peles mais oleosas.”

Continua após a publicidade
  • Roxa:

“Ela dá firmeza, elasticidade e tônus para a pele.”

  • Vermelha:

“É regeneradora celular, uma argila mais quente, com muito ferro, que influencia na queima de gordura.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.