Antioxidantes: como eles interferem na saúde do seu cabelo
Antioxidantes são vitaminas e minerais essenciais para o bem-estar do organismo, protegendo-o contra o envelhecimento precoce
Se você se interessa por cuidados com a pele e com os cabelos, já deve ter ouvido falar sobre os antioxidantes. E, sim, eles realmente são importantes tanto para uma pele quanto para um cabelo saudável. Vamos entender melhor o assunto?
O QUE SÃO ANTIOXIDANTES?
“Antioxidantes são vitaminas e minerais presentes em alguns alimentos, por exemplo”, explica Bruna Nunes, terapeuta capilar do Jacques Janine Jardins. “Eles têm a função de combater os famosos radicais livres (aqueles responsáveis também pelo envelhecimento das nossas células).”
Quando o assunto são os cabelos, a função dos antioxidantes, como a vitamina A e E, é neutralizar os agentes tóxicos responsáveis pela desaceleração na produção dos melanócitos (responsáveis por dar cor aos fios). Assim, a falta dessas vitaminas e minerais podem causar o embranquecimento do cabelo, por exemplo.
“Por isso o consumo de alimentos como cenoura, mamão, ovos, brócolis, etc., é tão importante! Um prato colorido = um cabelo saudável”, continua.
O cabelo, assim como a pele, os músculos e órgãos, também envelhece. O que significa que uma alimentação saudável e equilibrada, rica em antioxidantes, colabora para a prevenção do envelhecimento capilar.
Mas não é só isso, também é possível usar produtos específicos, de forma tópica (ou seja, aplicados diretamente nos fios ou no couro cabeludo), que colaboram com o cuidado que o cabelo precisa.
“O uso do protetor térmico e bloqueador solar para quem vai se expor ao sol por muito tempo é uma ótima forma de auxiliar na prevenção desse desgaste”, diz.
COMO SABER QUE MEU CABELO PRECISA DE ANTIOXIDANTES?
Não é difícil saber que o seu cabelo está sofrendo com a oxidação e a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Quando temos uma deficiência nutricional ou expomos demais o cabelo a fatores externos, como o excesso de sol sem proteção ou ao vento, os fios tendem a ficar ressecados, quebradiços e porosos, além de apresentarem muito frizz.
Como resultado, isso também interfere no crescimento do cabelo e na saúde do couro cabeludo, que pode inflamar devido à falta de antioxidantes. Não só isso, mas caspa, assim como a queda, também podem ser sintomas derivados dessa deficiência.
“Por isso, invista em uma alimentação balanceada, use cosméticos adequados para a exposição solar e o seu cabelo agradecerá ficando cada vez mais incrível!”, finaliza.