Continua após publicidade

5 conselhos sobre cabelo que você sempre ouviu, mas pode ignorar

Não acredite em tudo o que contam por aí! Listamos 5 mitos sobre cuidados com os fios que não devem ser levados tão a sério

Por Camila Neves (colaboradora)
Atualizado em 30 abr 2024, 16h17 - Publicado em 4 dez 2017, 16h51
Mulher com roupão no banheiro secando o cabelo com um secador
 (CentralITAlliance/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Sabe aquela história de que um boato contado várias vezes acaba se tornando realidade? Listamos cinco deles, todos relacionados aos cuidados com o cabelo, e suas respectivas verdades absolutas. Grandes possibilidades de você se surpreender com o que vem a seguir!

MITO 1: Cortes periódicos fazem o cabelo crescer mais rápido

O fato de aparar o cabelo não interfere em seu ciclo natural, que é baseado em três fases: anágena, que dura em torno de dois a três anos, catágena, na qual os fios decidem se vão continuar a crescer ou se vão cair, e telógena, quando acontece a queda do cabelo. “A velocidade de crescimento dos fios depende muito mais de genética, alimentação balanceada e hábitos saudáveis, longe do stress”, conta a dermatologista Juliana Viesi, de Joinville (SC).

Leia mais: 6 truques de profissionais para disfarçar o frizz do cabelo

MITO 2: Mudar a cor do cabelo com frequência detona os fios

Boa notícia: a coloração feita de forma adequada não estraga o fio. Dá para variar o visual sem comprometer a saúde da cabeleira com as tinturas temporárias, que não abrem a cutícula dos fios. Mas caso queira uma mudança mais duradoura, vale apelar para uma fórmula semi-definitiva ou definitiva. Dica: pesquise bem sobre o produto antes de tomar qualquer decisão “porque o pH da tintura interfere na estrutura capilar, principalmente se ele for ácido demais”, diz a dermatologista.

Continua após a publicidade

MITO 3: Pontas duplas podem ser reparadas com hidratação

“A única forma de uma ponta dupla ser reparada é com um bom corte”, afirma Juliana. Ideal mesmo é prevenir que elas apareçam, evitando agressões externas como uso excessivo de chapinha e usando máscaras hidratantes e/ou reconstruturas (dependendo da sua necessidade).

Você sabe qual a sua? Descubra qual tipo de franja combina com seu formato de rosto

MITO 4: Xampu seco é mais eficaz do que xampu normal

Quem tem raiz oleosa pode achar que o xampu seco esconder melhor o excesso de sebo do couro cabeludo, o que não deixa de ser verdade. “Como ele funciona como talco [tem ação absorvente], é tiro e queda para quem quer dar aquela disfarçada ao longo do dia”, observa a especialista. Mas não se deixe enganar: nada substitui uma boa lavagem com água e sabão. “Seu uso exagerado pode causar acúmulo de resíduos, o que produz ainda mais oleosidade”, alerta Ju.

Continua após a publicidade

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

MITO 5: Secador estraga o cabelo

Depende. Se usado de forma correta — com distância de ao menos um palmo entre a ferramenta e o couro cabeludo, com temperatura intermediária e protetor térmico —, o secador torna-se um aliado. “Usar o bico do secador também ajuda porque o calor dispersa menos, o que evita o aumento da temperatura”, lembra a expert.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.