Continua após publicidade
Acne Control Sérum com Nanosferas de Ácido Salicílico, Valmari
Oily Solution Redutor de Poros, Adcos
Deep Clean Energizing Tônico 2 em 1, Neutrogena
Pore Smoothing Corrector, Shiseido
Fotos: Divulgação
De repente, as prateleiras de farmácias e lojas de cosméticos foram inundadas por produtos com a promessa de reduzir os poros. Claro que o problema sempre existiu. Mas nunca esteve tão em pauta, pois, na era dos produtos high definition, poros dilatados ficam evidentes.
São duas as causas: o excesso de sebo nas peles oleosas e a perda da elasticidade nas envelhecidas. O primeiro passo para amenizar a aparência deles é uma boa limpeza de pele, feita com esteticista uma vez por mês. Em casa, faça a manutenção lavando o rosto duas vezes por dia com sabonete específico para o seu tipo de pele.
Depois, aplique um hidratante livre de óleo, como o gel, o sérum e a loção. Cremes noturnos com o ácido salicílico ou o retinoico renovam a textura, uniformizando-a. Jamais durma sem remover a maquiagem, já que isso estimula a produção de sebo e, portanto, dos poros dilatados.
Os produtos que prometem fechá-los agem de forma superficial e temporária. “Alguns são abrasivos, ou seja, causam uma leve descamação e podem contrair os poros parcialmente. Outros escondem opticamente o problema”, diz o dermatologista Murilo Drummond, do Rio de Janeiro. Vale usá-los, sim, mas é necessário tratar a causa também.