Continua após publicidade

3 dicas para escolher a melhor chapinha para o seu cabelo

O acessório te ajuda a transformar o seu visual em poucos minutos, permitindo alisar, ondular e até mesmo texturizar os fios

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 15 jun 2023, 15h18 - Publicado em 15 jun 2023, 15h17

A chapinha é um dos acessórios mais amados pelas mulheres, principalmente, porque ela oferece praticidade e garante fios alinhados durante um dia inteiro. Entretanto, por ser uma ferramenta de calor que pode provocar danos profundos aos fios, é importante utilizá-la da maneira correta.

É claro que, para se manter longe de qualquer problema que a chapinha possa causar, o uso de um protetor térmico é indispensável, porém a qualidade da ferramenta é outro fator que interfere (e muito) nesse processo. Então, além de saber utilizá-la, é fundamental escolher uma que se adeque às necessidades das suas madeixas.

Para ajudar nisso, o hairstylist Gil Britto, parceiro da Vertix, reuniu todos os pontos que devem ser levados em consideração na hora de comprar uma chapinha. Confira!

 

1

 

 

Escolha entre cerâmica ou titânio

De acordo com Gil Britto, a decisão deve partir do aspecto mais importante: se o cabelo tem alisamento químico ou não. Além disso, precisam ser avaliados os dois diferentes tipos de revestimentos. A seguir, o profissional explica como cada um deles funciona:

“As chapas com revestimento de cerâmica servem para proteger os fios do contato com a chapa de alumínio. Isso quer dizer que o revestimento proporciona um toque suave entre o calor e os cabelos, reduzindo a chance de danos após seu contato, sendo também super recomendadas para alisar, cachear e modelar os fios por transmitir calor por toda a superfície, de maneira uniforme”, diz ele.

Continua após a publicidade

Além disso, atua na diminuição da eletricidade estática dos fios e no selamento das cutículas capilares, prevenindo a aparência ressecada e aumentando o brilho.

Assim como a cerâmica, o revestimento em titânio também oferece uma proteção aos cabelos, sendo o transmissor do calor entre o elétrico e os fios.

Entretanto, Gil ressalta que este material armazena ainda mais temperatura, entregando calor da raiz às pontas e sendo ideal para processos de alisamento químico, por exemplo, progressivas.

2

 

 

Preste atenção na temperatura

Continua após a publicidade

Considerando que cada tipo de cabelo suporta um calor diferente, nunca deixe de analisar a temperatura da chapa antes de adquiri-la.

“Quem tem cabelo fino, não deve passar dos 180ºC, para não queimar os fios, já quem tem cabelos mais grossos e volumosos, pode chegar até 200ºC para facilitar o processo. Quem tem o cabelo frágil ou com química, não recomendo passar dos 150ºc. Uma ótima opção são as chapas que oferecem a regulagem de temperatura”, aconselha.

3

 

 

Não se esqueça de analisar a espessura

Por fim, Gil lembra que a espessura da ferramenta é outro ponto que faz toda a diferença na performance e no resultado. As mais largas são indicadas para fios longos e grossos, uma vez que possibilitam o alisamento de uma mecha maior por vez. Já as mais finas costumam agradar bastante as pessoas que têm cabelos curtos e finos ou franjas.

CHAPINHAS QUE PODEM SER BOAS ESCOLHAS PARA VOCÊ

Continua após a publicidade

Chapa De Cabelo Profissional X450 - Vertix

Chapinha X450 Vertix

É revestida com titânio e conta com um botão de seleção digital para 9 temperaturas, que vão de 150ºC a 230ºC. Seu design ergonômico e seu cabo flexível proporcionam conforto durante o processo de alisamento das madeixas.

Prancha Chrome Rose PPR10 - Philco

Prancha Chrome Rose Philco

Graças ao revestimento de titânio e aos íons Tourmaline, promete um liso mais intenso, livre do frizz, sedoso e macio. Seu cabo é giratório e ergonômico, o que dá mais rapidez e liberdade durante o uso. Conta com 5 temperaturas: 150ºC, 170ºC, 190ºC, 210ºC, 230ºC.

Chapa De Cabelo X300 Profissional - Vertix

X300 Bivolt Vertix

Perfeita para quem quer mais praticidade no dia a dia, esta é uma chapa de cabelo versátil e muito compacta. Feita com um perfil de cerâmica, dá um deslize perfeito, sendo uma excelente opção para modelar a franja e a raiz. Tem o cabelo flexível e uma temperatura de 210ºC.

Chapa de Cabelo X380 Profissional - Vertix

Chapinha X380 Vertix

Possui um perfil flutuante de cerâmica e um design anatômico, que alisa, cacheia e modela. Sua temperatura é de 230°.

Chapa Fox Iron 3 Rose - Philco

Dicas para escolher a chapinha

Seu formato promove mais conforto e segurança, além de permitir a criação dos mais diversos penteados. Os íons negativos atuam na redução do frizz e na melhora do brilho e da maciez. Tem bivolt automático e aquecimento cerâmico PTC e super-rápido. Suas temperaturas são 200°C e 230°C.

Continua após a publicidade

Chapa de Cabelo Profissional X400 Bivolt - Vertix

chapinha X400 Vertix

Possui botão de seleção de 2 temperaturas, 210ºC e 230ºC, e um design inovador que dá flexibilidade e conforto durante o uso. Seu revestimento de titânio gera íons que acabam com os cabelos rebeldes que insistem em ficar desalinhados.

Chapa de Cabelo Profissional X500 - Vertix

Chapinha X500 Vertix

Desenvolvida com um perfil flutuante de titânio e um design slim e versátil, é a chapinha ideal para quem tem alisamentos químicos nos fios. Além de alinhar, também permite fazer ondas nos cabelos. Tem a tecnologia de aquecimento super-rápido e 9 temperaturas, de 150ºC a 230ºC.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.