Já se perguntou o que poderia acontecer se você parasse de beber por 30 dias? Os benefícios de parar de beber não devem ser subestimados: da diminuição do inchaço a um sono melhor e uma pele ainda mais saudável, ficar um mês sem álcool pode trazer vantagens enormes.
Além disso, há as desvantagens de beber a serem consideradas. Elas incluem um risco aumentado de diversas doenças (a Organização Mundial da Saúde, OMS, fala em mais de duzentas), como vários tipos de câncer, doenças hepáticas, doenças cardiovasculares, condições de saúde mental e lesões (acidentes e quedas).
E não pense que você está livre do perigo só porque bebe “socialmente”, como muita gente afirma. Em um estudo observacional, pesquisadores da Universidade de Oxford revelaram que qualquer quantidade da substância — seja uma taça ou uma única latinha — já é capaz de trazer malefícios para o nosso cérebro.
Então, que tal tentar fazer um detox do álcool por um mês. Seu corpo irá agradecer das seguintes formas:
UM MÊS SEM ÁLCOOL: O QUE ACONTECE COM O CORPO?
1MENOS INCHAÇO
O composto presente em diferentes bebidas promove a desidratação. Como resposta, seu corpo aciona um processo na tentativa de evitar a perda de água: a retenção de líquidos. Desse modo, você fica mais inchada. Por isso, ao abandonar o hábito por um mês, você poderá perceber as roupas mais largas.
Vale também lembrar que o álcool é muito calórico: apenas uma grama concentra cerca de sete calorias. Esse número é maior do que o do próprio carboidrato, que carrega quatro kcal/g. Ou seja, parar de beber também pode ajudar quem está tentando emagrecer.
2SONO DE QUALIDADE
Sabe aquela sensação de sonolência que aparece horas depois da bebedeira? Não se deixe enganar por ela: o álcool não melhora, e sim piora, a qualidade do seu sono. Pesquisas já comprovaram, por exemplo, que o composto está relacionado com o surgimento e o aumento de distúrbios na hora de dormir.
MAIS RESULTADOS NOS TREINOS
Você provavelmente já percebeu que treinar depois de uma noite regada a álcool (mesmo sem ressaca) atrapalha, e muito, o desempenho, não é mesmo? Isso sem contar a tendência à desidratação e o atraso na recuperação das fibras musculares. Como resultado, o ganho de massa muscular sai extremamente prejudicado nessa história.
4PELE MAIS SAUDÁVEL
Se você está lidando com espinhas persistentes ou não está sentindo que sua pele está com a melhor aparência, o álcool pode ser parcialmente culpado. Isso porque, como já explicado, ele desidrata a pele, além de estimular a inflamação do organismo, contribuindo para o aparecimento da acne em quem já tem a propensão.
MAIS FOCO E CONCENTRAÇÃO
Já sentiu como se estivesse sob uma espécie de “névoa cerebral” depois de um fim de semana bebendo? Pesquisadores há muito tempo associam deficiências no funcionamento cognitivo ao consumo excessivo de álcool.
COMO DIMINUIR O CONSUMO DE ÁLCOOL?
Abandonar de uma só vez a substância pode não ser a melhor estratégia para todas. Portanto, se você sente que ainda não está preparada para aceitar o desafio de ficar um mês sem álcool, confira algumas dicas para, pelo menos, diminuir o consumo:
- Faça uma avaliação de quanto ingere por semana e determine um limite (aceitável) para beber dali em diante;
- Escolha apenas um tipo de bebida alcoólica por evento (assim, você evita exagerar);
- Intercale cada taça ou latinha com um copo de água;
- Nunca beba de estômago vazio;
- Tente priorizar uma alimentação saudável e equilibrada nos dias que for beber.