Uma macarronada com um bom molho de tomate é sempre uma boa ideia. Mas se você tem dificuldade em finalizar o molho e acaba deixando-o sempre meio ácido… calma. Nós listamos, abaixo, algumas ideias que vão ajudar você a tirar a acidez do molho de tomate de forma simples e rápida.
O primeiro passo é entender que a acidez não é um erro na cozinha – é apenas uma resposta natural da fruta, que pode conter altos níveis de potássio, e que, quando cozida, deixa esse sabor ainda mais aparente. Mas a boa notícia é que, independente do grau de acidez do fruto, essa é uma questão, realmente, simples de contornar – ou você nunca ouviu alguém dizer que é preciso colocar açúcar no molho de tomate?
Vamos às dicas:
1
Fermento
Dependendo da quantidade de molho que você está fazendo, uma colher de café ou de chá de fermento pode solucionar facilmente o sabor do molho de tomate – essa é uma substância alcalina, que neutraliza a acidez.
2
Bicarbonato de sódio
Outra dica super famosa quando o assunto é molho é o uso do bicarbonato para ajustar o gosto. Dependendo da quantidade, uma colher de chá ou de café é o bastante para isso.
3
Catchup
Sim, adicionar um pouco de catchup, que já é adoçado, pode solucionar a acidez. Mas, aqui, é preciso cuidado: afinal, o molho vai ganhar outro sabor quando se adiciona um produto industrializado como esse na mistura. Tudo depende do seu objetivo com o prato.
4
Cenoura
Essa é outra daquelas dicas super famosas e antigas da culinária: para tirar a acidez do molho de tomate, basta colocar uma cenoura na panela, na hora de apurar. Essa raiz é naturalmente mais doce e “absorve” a acidez do ambiente, equilibrando o gosto.
5Açúcar
A dica mais conhecida de todas, com certeza. Colocar uma colher de chá ou de café (dependendo da quantidade de molho), é o bastante para solucionar a questão da acidez, mas, de novo, é preciso cuidado aqui: açúcar demais pode deixar o molho muito doce e você vai acabar desequilibrando o sabor colocando mais sal para compensar.