Não é à toa que os ingredientes da Amazônia são vendidos como super saudáveis para nosso corpo. Ao longo de milhares de anos, os povos originários da região selecionaram, cultivaram e consumiram espécies vegetais com grandes benefícios para o organismo e esse conhecimento é difundido até hoje.
É essa relação profunda desenvolvida por essas comunidades com seus superalimentos que inspirou o Supershake da Floresta Amazônica, lançamento da Mazô Maná, empresa que busca a valorização dos povos da Amazônia por meio do desenvolvimento de produtos para o mercado de nutrição funcional. Trata-se de um superalimento 100% plant-based e natural, que reúne 14 ingredientes amazônicos em sua formulação.
Formulação por Bela Gil e Alex Atala
Para chegar a esse resultado, o time da Mazô Maná uniu esforços a uma ampla rede de parceiros, composta por nomes como a Pronutrition, hub de inovação na área de suplementos alimentares, e os chefs Alex Atala e Bela Gil, conhecidos pelo atuação em busca de valorizar os ingredientes dos biomas nacionais.
A lista completa de ingredientes é composta por:
- farinha de castanha-do-Pará
- concentrado protéico de semente de abóbora
- cajá liofilizado
- torta de cupuaçu em pó
- cacau em pó
- cupuaçu liofilizado em pó
- farinha de babaçu
- camu-camu em pó
- cumaru em pó
- farinha de pupunha
- polpa de murici
- graviola liofilizada em pó
- cogumelo amazônico
- pimenta cumari amazônica
Além de leite de coco em pó, fibra solúvel (goma guar), aroma natural de chocolate e edulcorante glicosídeos de esteviol de Stevia rebaudiana Bertoni
“Chegamos a uma fórmula que repensa a lógica das cadeias alimentares, sem qualquer adição química, com um ótimo sabor e com resultados funcionais surpreendentes”, afirma Zé Porto, co-CEO da Mazô Maná.
Benefícios do Supershake da Floresta Amazônica
A união dos 14 superalimentos da região garante uma tabela nutricional equilibrada e um aminograma completo, levando uma refeição prática e saudável, com baixa quantidade de calorias e rico em em proteínas, fibras alimentares e minerais, além de ter potencial antioxidante e anti-inflamatório.
Outros benefícios são:
- melhor regulação do intestino;
- fortalecimento do sistema imunológico;
- evolução da disposição física e mental;
- apoio no controle de glicemia e colesterol;
- cuidado sobre o sistema neurológico — com efeitos imediatos (como melhora do sono e do humor) e de longo prazo (como o combate a doenças neurodegenerativas).
Pensamento no meio ambiente
Os impactos positivos do Supershake da Floresta Amazônica não se restringem à saúde física e mental.
A ideia é atuar diretamente pela conservação da Floresta, gerando renda e bem-viver para as comunidades que nela habitam. Para isso, uma série de medidas têm sido tomadas, como a aquisição dos ingredientes sempre da forma mais direta possível das comunidades que os produzem, por valores acima dos praticados pelo mercado, e o apoio para a incorporação de melhores métodos produtivos, desenvolvendo, por exemplo, novas tecnologias para as miniusinas onde boa parte dos insumos são beneficiados.