As cervejas artesanais têm conquistado cada vez mais espaço no mercado, e uma categoria que vem ganhando destaque é a das Session Beers.
O Brasil está em terceiro lugar mundial no consumo de cerveja, o país responde por aproximadamente 7,8% do consumo global do mercado deste produto. Mas, mesmo sendo preferência nacional, mesmo aqui dentro, houve um aumento da população na busca por rótulos mais leves e com baixo teor alcoólico, muito por conta de um público que procura fazer escolhas mais fitness e saudáveis.
O que é Session Beer?
A Session Beer foi importada dos Estados Unidos e é uma categoria que inclui rótulos suavizados pelo cervejeiro para aumentar sua drinkability, ou seja, para deixar a bebida mais fácil de ser ingerida.
“Elas são mais leves, mais fáceis de beber, com teor alcoólico menor que 5% e ainda, mantém o sabor e aroma dos estilos clássicos. De modo geral, são mais suaves que os estilos clássicos”, explica Fábio Bacarin, CEO e fundador da Cerveja Seven Days, marca especializada em cervejas Session Beer.
Há uma tendência de associar o rótulo “Session Beer” a estilos de cerveja de cor clara como pilsners, lagers e pale ales. No entanto, cervejas escuras como dry porters ou stouts podem também ser Session Beers com baixo teor alcoólico.
Tipos de Session Beer
Uma Session Beer refere-se principalmente ao teor alcoólico, portanto, elas abrangem diversas variedades de cerveja. Cada vez mais, rótulos experimentam fazer versões de Session de estilos de cerveja que normalmente são mais pesados e alcoólicos. As Session Beer populares incluem:
1Session IPA: Talvez a Session Beer mais conhecida, as session IPAs são versões mais leves e com menor teor alcoólico de suas contrapartes IPA (India pale ale). Os Session IPAs retêm o toque cítrico, o lúpulo e a complexidade aromática, mas não são tão fartos ou ricos em álcool.
2Cerveja light artesanal: Os cervejeiros podem produzir versões de cervejas com baixo teor alcoólico, como lagers e pilsners, sem sacrificar o sabor interessante no movimento das microcervejarias.
3Sessions belgas: Embora a maioria das variedades belgas tendam a ser mais pesadas, existem alguns tipos, como a witbier, que podem ser qualificadas como cervejas Session, oferecendo cerveja com baixo teor alcoólico e muitos sabores complexos.
Stouts e Porters: Essas cervejas podem agregar uma boa quantidade de sabor em uma cerveja surpreendentemente leve. Ao contrário da crença popular, algumas stouts populares têm um teor alcoólico relativamente baixo.
5Session alemãs: Estilos mais antigos, como kolsch e gose, embora não sejam normalmente anunciados como cervejas de sessão, em alguns casos, têm um teor alcoólico baixo o suficiente para atender aos requisitos, combinando ótimo sabor com acessibilidade fácil de beber.
Experimentamos: Session Beer Seven Days
Com uma embalagem mais fina e arte visual mais leve, a Session Summer da Seven Days mostra na aparência o que você pode esperar de seu conteúdo: uma cerveja muito mais leve, que não “pesa” no corpo.
E isso se deve não apenas ao baixo teor alcoólico mas também a outras características nutricionais: “Nossa Summer tem apenas 2,1% de álcool, 63 kcal e 4,9g de carboidrato, 2,3x menos calorias e álcool que as cervejas tradicionais. Como comparativo, as outras cervejas premiadas na categoria Session Beer do CBC 2024, tem mais de 4% de álcool”, explica o CEO Fábio.
Para quem procura uma opção refrescante e que não afete tanto em sua dieta, as opções Session com certeza devem entrar no radar!