Continua após publicidade

Parar de beber álcool: os benefícios imediatos para saúde

Cada vez mais comum entre as celebridades, as pausas periódicas na ingestão alcoólica têm atraído novos adeptos por seus benefícios!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 2 Maio 2024, 14h37 - Publicado em 2 Maio 2024, 10h00

Recentemente, famosos como a modelo Gisele Bündchen e o artista João Gordo declararam que decidiram parar de consumir bebida alcoólica. Além deles, outros nomes internacionais, como o jogador Cristiano Ronaldo e o ator Jim Carrey, também já afirmaram anteriormente que levam uma vida com zero álcool para levarem uma vida mais saudável.

Diante do aumento de pessoas que prezam por um futuro com mais saúde e bem-estar, fazer uma pausa ou reduzir o consumo de álcool é uma ótima opção para alcançar esses objetivos, uma vez que essa atitude traz benefícios diretos para a saúde, especialmente para quem costuma exagerar na dose – realidade para cerca de um em cada cinco brasileiros.

“Reduzir ou fazer uma pausa no consumo de álcool pode trazer benefícios mesmo num curto período de tempo, como melhora na qualidade do sono e nas relações pessoais, redução de peso, aumento na disposição e sensação de estar bem consigo mesmo”, explica a psiquiatra Olivia Pozzolo, pesquisadora do CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, referência nacional no tema.

Dicas para parar de consumir bebida alcoólica

Embora seja cada vez mais comum as pessoas decidirem fazer pausas periódicas no consumo de bebida alcoólica, nem sempre a mudança de hábitos é uma tarefa fácil. Pensando nisso, a profissional do CISA destaca cinco orientações importantes:

Continua após a publicidade

“É interessante observar que, ao notarem os benefícios e sentirem que podem se divertir do mesmo modo com pouco ou sem álcool, muitas pessoas procuram seguir rumo a um estilo de vida saudável, incorporando até mesmo outros hábitos positivos à rotina”, aponta Olivia.

“Mas, como o grau de dificuldade para reduzir o consumo ou parar de beber varia de pessoa para pessoa, a recomendação para quem sentir dificuldade nesse processo é buscar auxílio de um profissional da saúde de confiança para uma avaliação mais detalhada”, finaliza.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.