Apesar de estar presente na casa da maioria dos brasileiros, o ketchup é um condimento que muitas pessoas sequer imaginam quais ingredientes ele leva além de, é claro, os tomates.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), esse molho deve ser constituído de especiarias, podendo ser adicionados de óleos comestíveis, ovos, sal, açúcar, limão, vinagre e de outras substâncias alimentícias aprovadas, de acordo com o gosto de cada um.
Além disso, ele pode ter a consistência mais líquida ou cremosa e, no caso dos produtos vendidos no mercado, deve trazer em seu rótulo a denominação da especiaria, seguida da forma de apresentação.
Então, do que é feito o ketchup?
Segundo a Tomate BR, Associação Brasileira dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, existe uma média de porcentagem sobre quanto cada item é usado na receita do ketchup. A cada 100g de polpa de tomate, é usado:
- 40 a 58g de açúcar;
- 5g de sal;
- 30 a 40 ml de vinagre;
- 0,6 a 0,8g de condimentos (especiarias);
- Água (necessário para 35° Brix mínimo).
Como escolher o ketchup?
Diante de tantas opções disponíveis no mercado, a melhor forma de escolher um ketchup é considerar suas preferências.
Assim, você pode checar no rótulo as informações sobre os ingredientes usados naquela receita e, assim, decidir baseado em:
- se você prefere o sabor mais adocicado ou marcado de vinagre e condimentos;
- se prefere as versões tradicionais ou mais picantes;
- a composição dos ketchups, buscando aqueles com menos conservantes;
- as calorias, caso esse seja um ponto importante para você, já que várias marcas contam com opções zero, light ou também sem glúten e sem lactose.