Ingredientes:
- 700g de acerola;
- 365g de tomate;
- 1 pepino;
- 150g de cebola;
- 100g de pimentão vermelho;
- 1 dente de alho;
- 1 pitada de páprica;
- 1 fatia de pão torrado;
- 1 pitada de pimenta preta moída;
- 1 pitada de semente de coentro;
- 1/2 maço de manjericão;
- 1 pitada de tomilho fresco;
- 1 pitada de cominho;
- 25 ml de azeite;
- 5 ml de vinagre de vinho tinto.
Modo de preparo:
- Gaspacho
Corte os tomates em 4, descasque e corte o pepino, a cebola e o alho. Tire as sementes e pique os pimentões vermelhos. Junte a acerola e todos os ingredientes e leve à geladeira por 48 horas. No dia seguinte, bata tudo no liquidificador. Por último, tempere com sal e pimenta.
- Coração de bananeira
Em um recipiente grande, misture 2 litros de água com suco de limão. Desfolhe o coração, descartando as folhas e as flores. Separe as flores e coloque-as de molho na água com limão imediatamente para não escurecer. Deixe de molho por cerca de 5 minutos. Escorra com uma peneira e descarte a água.
Ferva água em uma panela. Adicione 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Cozinhe por cerca de 3 minutos a partir do momento que levantar fervura. Escorra a água e lave os pedaços em água corrente. Volte para a panela e repita a etapa três vezes, ou até tirar o amargor. “No meu caso, precisei cozinhar o coração só duas vezes (gosto de deixar um pouco de amargor nessa receita)”, diz o profissional. Por último, tempere com azeite, sal, pimenta, cebolinha e manjericão cortado.
Confira a história do chef Hervé Witmeur aqui.