Quantos ovos podemos consumir por dia sem riscos à saúde? Descubra!

Os ovos são considerados um dos alimentos mais completos para a dieta. Confira as respostas para perguntas comuns sobre este alimento

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 17 dez 2024, 15h06 - Publicado em 16 dez 2024, 12h00
Esclarecemos três dúvidas comuns sobre os ovos. Confira!
Esclarecemos três dúvidas comuns sobre os ovos. Confira! (azerbaijan_stockers/Freepik)
Continua após publicidade

Alimento versátil e cheio de benefícios, o ovo é considerado um dos alimentos mais completos para a dieta humana, pois contém quase todos os nutrientes que o corpo necessita. No entanto, mesmo estando presente na alimentação de tantas pessoas, essa fonte de proteína ainda deixa algumas dúvidas bastante recorrentes.

Buscando esclarecer as perguntas mais comuns, profissionais do Instituto Ovos Brasil, entidade sem fins lucrativos, responderam abaixo os principais questionamentos. Confira!

Dúvidas sobre o consumo do ovo

1

A proteína do alimento está contida somente na clara?

A proteína do ovo está distribuída na clara e gema. O ovo possui em torno de 6g de proteína, em torno de 3.6g na clara e 2,7g na gema.

Continua após a publicidade
2

Existe diferença entre ovos brancos e vermelhos?

A coloração da casca do ovo está relacionada à raça da galinha. Na prática, não existem diferenças na composição nutricional entre os dois tipos de ovos.

Continua após a publicidade
3

Há um limite de consumo diário de ovos?

Diversos estudos mostram que o consumo de um ovo por dia não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e nem acidente vascular cerebral além de favorecer um melhor aporte de nutrientes para o organismo. Já outro estudo realizado com uma dieta plant based, e a ingestão de 2 ovos diários não promoveu alterações na saúde metabólica. Um dos estudos realizados por Di Marco e colaboradores mostrou que o consumo de 2 a 3 ovos diariamente melhorou a fração HDL (também conhecido como “colesterol bom”) e aumentou os níveis de luteína e zeaxantina séricas.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.