Continua após publicidade

Massa engorda? Novo estudo diz que é mito

Há décadas, a massa é considerada uma inimiga da dieta – quase tão ruim quanto o pão. Mas agora, cientistas afirmam que não há relação entre o alimento e o ganho de peso

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 22 out 2016, 18h05 - Publicado em 5 jul 2016, 13h29
Nadianb / Thinkstock / Getty Images
Nadianb / Thinkstock / Getty Images (/)
Continua após publicidade

Se você é do time que ama a culinária italiana, já pode ficar feliz! Segundo cientistas, a ideia de que comer massa fará você engordar é um mito – na verdade, é ao contrário. Apesar de terem grande quantidade de carboidratos, as massas podem até mesmo ajudá-la a emagrecer, segundo as descobertas de um novo estudo. Quando consumida como parte de uma dieta mediterrânea rica em vegetais e azeite de oliva, a massa está ligada a uma ligeira redução no Índice de Massa Corporal (IMC) e tamanho da cintura.

O estudo, realizado por cientistas italianos, analisou dietas de mais de 23.000 pessoas de duas áreas diferentes da Itália. Eles pediram aos participantes que anotassem tudo o que comeram durante o dia para depois serem questionados sobre suas dietas por entrevistadores no telefone. A quantidade de massa que consumiam diariamente foi padronizada e em comparação com suas medidas de IMC, cintura e quadril.

Os investigadores concluíram que não há ligação entre comer massa e ganhar peso – na verdade, o hábito foi relacionado à perda de peso. Os dados mostraram que consumir massas de acordo com as necessidades individuais, contribui para um índice de massa corporal saudável, menor circunferência da cintura e melhor relação cintura-quadril. Licia Iacoviello, do Instituto Neuromed em Pozzilli, Itália, que realizou a pesquisa, acrescentou: “A conclusão deste estudo é que se a massa for consumida com moderação e respeitando as variedades dos alimentos (massas em primeiro lugar), é bom para a sua saúde.” Os pesquisadores também descobriram que aqueles que comeram massas regularmente foram mais propensos a seguir a dieta mediterrânea tradicional, comendo principalmente tomate, cebola, alho, azeite, queijo e arroz temperado. 

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.