Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Dieta das proteínas

A dieta das proteínas elimina 2 quilos em sete dias e não deixa você perder o pique

Por Eliane Contreras
28 Maio 2014, 22h00 • Atualizado em 21 out 2024, 19h21
Thinkstock
Thinkstock (/)
Continua após publicidade
  • O cardápio desta dieta prioriza proteína – importante para acelerar o resultado -, além de combinar outras quatro estratégias infalíveis para você secar as gordurinhas em apenas uma semana.

    Se você engordou 2 ou 3 quilinhos que comprometem o caimento daquela roupa reservada para uma ocasião especial, não se desespere! Dá para você reverter o prejuízo em pouco tempo sem ter de encarar dietas malucas, que roubam saúde e energia. Nosso cardápio tem tudo para derreter as gordurinhas em uma semana sem deixar você carente de nutrientes. Elaborado pela nutricionista Roseli Rossi, autora do livro Saúde & Sabor com Equilíbrio, o programa combina estratégias infalíveis.

    Mais proteína

    Shakes à base de whey protein (pó de proteína isolada do soro do leite) e carnes magras (peixe, frango ou carnes vermelhas sem gordura) deixam você com menos fome, além de aumentar a massa magra e diminuir gordura.

    Menos carboidrato

    Siga
    Reduzir as porções de pão e massa, priorizando a versão integral, garante energia sem disparar os níveis de insulina – hormônio que faz o organismo estocar gordura.
    Continua após a publicidade

    Muito líquido

    Tome no mínimo 2 litros, mas sempre longe das refeições. Pode ser chá, água-de- coco, limonada (sem açúcar) e, principalmente, água pura. Bebida alcoólica fica fora.

    Nada de doce

    Fritura, refrigerante (mesmo os light, diet ou zero) e outros alimentos que fermentam no intestino, como leite, também não entram no cardápio. Se for necessário adoçar algum suco, use doses moderadas de adoçante (estévia ou sucralose).

    Sete refeições 

    Coma a cada três horas (sem exagerar nas porções) para segurar a fome e estimular o metabolismo a queimar mais calorias.

    Cardápio

    Sua preocupação é colocar a dieta em prática? Relaxe! O cardápio é muito simples – dá para seguir a qualquer momento… Você pode carregar na bolsa um potinho com whey protein e preparar o shake no escritório ou pedir numa lanchonete para bater o pó com um suco de fruta. Também há opções normalmente encontradas num restaurante por quilo, além de sanduíches e receitas práticas. Você ainda pode combinar as opções de café da manhã, lanche (manhã e tarde), almoço, jantar e ceia da maneira que achar mais fácil. Só evite repetir o shake mais de duas vezes por dia. Outro detalhe importante: a dieta tem apenas 1000 calorias e, por isso, deve ser seguida apenas por uma semana. Quer esticá-la? Então acrescente uma porção de carboidrato (pão, massa ou grãos integrais).
    Continua após a publicidade

    Café da manhã
     
    1. Shake de papaia (2 medidas de whey protein batido com ½ papaia, 1 col./sobremesa de linhaça e 1 copo/200 ml de água)
     
    2. Iogurte com fruta (1 pote de iogurte natural desnatado com 4 morangos picados, ¼ de maçã pequena, 1 col./sopa de quinua em flocos e 1 col./sobremesa de linhaça triturada)
     
    3. Vitamina de banana (1 banana-prata batida com 1 col./sobremesa de linhaça e 1 copo/200 ml de leite de soja light), 1 fatia média de queijo branco light
     
    4. Shake de pêra (2 medidas de whey protein batido com ½ pêra, 1 fatia média de papaia, 1 col./sobremesa de linhaça, 1 copo/200 ml de água e gelo)
     
    5. Vitamina de iogurte (½ copo de leite desnatado batido com ½ pote de iogurte desnatado, 1 fatia grossa de papaia e 1 col./sopa de quinua em flocos)
     
    6. Vitamina de maçã e morango (1 pote de iogurte desnatado batido com 1 maçã grande, 4 morangos, 1 col./sobremesa de linhaça e 1 col./café de essência de baunilha)
     
    7. Shake de frutas vermelhas (2 medidas de whey protein batido com 1 polpa de amora e morango, 1 col./sobremesa de linhaça, adoçante a gosto, 1 copo/200 ml de água e gelo)
     
    Almoço
     
    1. Salada com frango (alface, 4 rodelas de tomate, 2 col./sopa de cenoura ralada, 3 col./sopa de abobrinha cozida, 1 filé médio de frango em lascas, ½ col./sobremesa de azeite, sal e limão) / 1 fruta (laranja ou mexerica)
     
    2. Salada com milho (agrião, 5 minicenouras, 1 col./sopa de milho, ½ pepino japonês, 1 col./sobremesa de azeite, sal e limão) / 1 porção de badejo (ou pescada ou namorado) assado com brócolis no vapor e alho / 1 fatia grossa de melão
     
    3. Salada com salmão (1 prato de alface e rúcula, 4 rabanetes em rodelas, 2 col./sopa de ervilha no vapor, 1 posta grande de salmão no vapor em lascas, 1 col./sobremesa de azeite, sal e limão) / 1 fatia de abacaxi (ou melão)
     
    4. Salada com atum (alface, 3 col./sopa de soja cozida, ½ lata de atum light, 2 rodelas de tomate, 2 nozes picadas, 1 col./sobremesa de azeite, sal e limão) / 1 taça de salada de frutas
     
    5. Salada com grão-de-bico (alface e espinafre, 3 rodelas de tomate, 1 col./sopa de beterraba, 2 col./sopa de grão-de-bico cozido, 1 col./sobremesa de azeite, sal e limão) / Omelete de peito de peru (2 ovos, 1 fatia de peito de peru, sal e salsinha) / 1 taça de gelatina com maçã
     
    6. Beirute de filé (veja a receita) / 1 taça de gelatina diet
     
    7. Salada com brócolis (alface, 3 rodelas de tomate, 3 buquês de brócolis cozidos, 1 col./sobremesa de azeite, sal e limão) / 1 porção de abobrinha recheada (veja a receita) / 2 pedaços de frango assado / 1 taça de gelatina batida com iogurte desnatado
     
    Lanche da manhã
     
    1. 1 fruta (ameixa vermelha, figo, maçã, nectarina, pêra, pêssego)
     
    2. 1 copo (200 ml) de água-de-coco
     
    3. 1 caixinha (200 ml) de suco light à base de soja
     
    4. 1 taça de gelatina diet
     
    5. 1 xíc. de chá verde com hortelã
     
    6. 1 xíc. de chá de limão e gengibre
     
    7. ½ barrinha de proteína
     
    Lanche da tarde
     
    1. 1 torrada light / 1 fatia de queijo branco light
     
    2. 1 pote de iogurte light com fruta / 1 fruta (pêra, nectarina)
     
    3. Shake de ameixa (1 medida de whey protein batido com 5 ameixas-pretas e 1 copo/200 ml de água e gelo)
     
    4. 1 pote de iogurte desnatado / 3 damascos secos
     
    5. 1 fatia de queijo branco light / 2 damascos secos
     
    6. 10 uvas rubi com calda de iogurte (iogurte desnatado com essência de baunilha, raspas de limão e adoçante)
     
    7. Shake de uva (1 medida de whey protein batido com 1 caixinha/200 ml de suco de uva light)
     
    Jantar
     
    1. 1 prato (fundo) de sopa de abóbora e ricota (veja a receita)
     
    2. Salada com peito de peru (alface, escarola, 2 col./sopa de vagem, 1 pires de erva-doce, 4 fatias finas de peito de peru, 2 fatias médias de ricota, 1 fatia de manga, 1 col./sobremesa de azeite, sal e limão)
     
    3. Shake de frutas (2 medidas de whey protein batido com 1 maçã grande, 1 col./sobremesa de linhaça, 1 copo/ 100 ml de suco de uva concentrado, 1 copo/200 ml de água e gelo)
     
    4. Salada com mussarela (alface, rúcula, agrião, ½ palmito, 2 rodelas de tomate, 2 rodelas de mussarela de búfala, 1 col./sobremesa de azeite, sal e limão) / 1 fatia de pizza (massa fina) de atum
     
    5. Salada mista (alface, repolho, 2 col./sopa de cenoura ralada, 1 col./sobremesa de azeite, sal e limão) • 1 filé de frango (cozido ou grelhado) com molho de tomate, alho e orégano / 1 taça de gelatina com abacaxi picado
     
    6. Shake de banana (2 medidas de whey protein batido com 1 banana-prata, 1 fatia grossa de papaia, 1 col./sopa de quinua em flocos, 1 copo/200 ml de água e gelo)
     
    7. Salada mista (alface, 2 col./sopa de cenoura ralada, 1 col./sopa de vagem, 1 col./sobremesa de azeite, sal e limão) / 1 hambúrguer de peru grande grelhado e gratinado no forno com 1 rodela de tomate e 1 fatia de mussarela
     
    Ceia
     
    1. 1 xíc. de chá de hortelã
     
    2. 1 copo (200 ml) de limonada com adoçante
     
    3. 1 copo (200 ml) de chá gelado com limão
     
    4. 1 xíc. de chá de melissa
     
    5. 1 taça de gelatina diet
     
    6. 1 xíc. de chá verde com erva-cidreira
     
    7. 1 xíc. de chá verde com erva-doce
     
    Abobrinha recheada
     
    Rende: 2 porções 
    Calorias por porção: 271

     
    4 abobrinhas pequenas
    1 cebola pequena
    2 col. (sopa) de cenoura ralada
    1 fio de óleo
    2 col.(sopa) de farelo de aveia
    5 azeitonas pretas picadas
    1 col. (sobremesa) de azeite
     
    Retire o miolo das abobrinhas e refogue-o com a cebola, a cenoura e o óleo. Junte a aveia e as azeitonas. Recheie as abobrinhas. Regue com o azeite e asse por 30 minutos.
     
    Beirute de filé
     
    Rende: 1 porção 
    Calorias por porção: 338

     
    1 porção (100 g) de filé mignon
    ½ cebola pequena
    1 fio de óleo
    ½ tomate picado
    4 cogumelos paris
    Sal e orégano a gosto
    1 pão sírio médio integral
    1 prato de alface crespa

    Em uma panela, aqueça o óleo e frite a carne. Junte a cebola, os cogumelos e o tomate e refogue. Coloque sal e orégano. Recheie o pão e coloque a alface.
     
    Sopa de abóbora e ricota
     
    Rende: 2 porções
    Calorias por porção: 182

     
    1 cebola pequena
    1 fio de óleo
    2 xíc.(chá) de abóbora em cubos
    1 litro de água
    1 col. (chá) de sal
    4 fatias médias de ricota
    2 col. (sopa) de requeijão light
    1 prato (sobremesa) de couve crua picada

    Refogue a cebola no óleo. Junte a abóbora, a água e o sal. Cozinhe em fogo baixo (se precisar, coloque mais água). Bata no liquidificador com a ricota e o requeijão. Volte ao fogo, junte a couve e cozinhe rapidamente.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.