Continua após publicidade

2 alimentos poderosos para baixar o índice glicêmico

Baixar o índice glicêmico (IG) das refeições é um dos segredos das dietas em destaque no momento. Por isso listamos dois ingredientes (poderosos!) que vão te ajudar nessa missão. Assim, você emagrece sem precisar seguir um cardápio específico nem abrir mão do que gosta!

Por Manuela Biz
Atualizado em 26 abr 2024, 13h45 - Publicado em 5 ago 2016, 16h14

Os melhores parceiros para baixar o IG são os alimentos com uma boa dose de fibras solúveis. “Elas formam uma espécie de gel no estômago e, com isso, retardam a digestão do carboidrato”, afirma a médica ortomolecular Sara Bragança, do Rio de Janeiro. Por isso a ideia de acrescentar aveia à sopa e sementes de chia e linhaça à goma da tapioca (de novo ela!).

 Já no recheio, prefira fontes de proteína (carnes, queijos, iogurte e whey ou suplementos de proteína vegetal), que, por ter uma digestão mais lenta que o carboidrato, também é considerada uma aliada na redução do IG, assim como a gordura (castanhas, abacate, azeite e óleo de coco).

Viu? Não é difícil. Só não se esqueça de fazer essas parcerias em todas as refeições – até mesmo no lanchinho da tarde. Veja a seguir os alimentos poderosos contra o IG:

AVEIA
É rica em betaglucanas – fibras solúveis que, em contato com os líquidos presentes nos outros alimentos, formam um gel capaz de retardar a digestão, além de dar saciedade e melhorar o funcionamento do intestino. Por isso, mesmo calórica, vale acrescentar uma colher de sopa de aveia ao mamão e à banana. As sementes de chia e linhaça, assim como o amaranto, têm efeito parecido e podem ser salpicadas em sopas, na massa da panqueca…

BIOMASSA DE BANANA VERDE
Feita com a fruta ainda verde, a biomassa tem amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido pelas enzimas do estômago e não libera glicose. Assim, ela ajuda a reduzir o índice glicêmico das receitas de torta, bolo, smoothie. Serve ainda de base para doces – aliás, ela substitui totalmente o leite condensado do brigadeiro!

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.