Continua após publicidade

Dieta Mayr: como funciona?

O regime que fez a atriz Rebel Wilson emagrecer 30 kg tem menu extremamente restritivo e pode não ser tão saudável assim

Por Juliana Vaz
11 fev 2023, 16h30
A atriz Rebel Wilson é adepta da Dieta Mayr
A atriz Rebel Wilson é adepta da Dieta Mayr (Instagram/Reprodução Instagram)
Continua após publicidade

Em 2020, a atriz Rebel Wilson declarou que seria seu ano mais saudável e compartilhou informações de bem-estar ao longo dessa jornada em seu perfil do Instagram: foram aulas de surf, treinos levantando pneus e, claro, muitas fotos de comida. Um de seus posts foi sobre uma visita ao resort de bem-estar Viva Mayr na Áustria, baseado nos princípios da dieta Mayr, um plano desenvolvido pelo Dr. Franz Xaver Mayr, um médico austríaco, na década de 1920.

Mulher de pé próximo à uma grande janela com uma vista panorâmica
(Reprodução/Reprodução Instagram)

O que é o Método Mayr?

Embora a dieta do Método Mayr exista há mais de um século, essa conexão com Wilson deu um impulso à popularidade. A dieta é conhecida por prometer ajudar o corpo na desintoxicação e promover uma limpeza intestinal, resultando na regeneração sanguínea, dos líquidos orgânicos, das células e dos tecidos. 

Essa dieta foca no intestino como o órgão mais importante do corpo, devido à microbiota intestinal, e inclui um detox de açúcar e cafeína, redução do consumo de glúten e laticínios, o aumento do consumo de vegetais e uma mudança na forma de comer, que passa a exigir que se mastigue a comida de 40 a 60 vezes por garfada.

Além disso, é indicado ingerir apenas alimentos cozidos após as 15h, evitar água nas refeições e parar de comer após as 19h.

Continua após a publicidade

A desintoxicação é obtida com o uso de um purgativo, e a limpeza intestinal é obtida pela dieta e potencializada com o uso do sal de magnésio e de um pó básico vendido pela empresa, que tem a proposta de alcalinizar, aumentar a saciedade entre as refeições e repor sais minerais que serão perdidos.

O Método Mayr vai além dos protocolos dietéticos e sugere intervenções no estilo de vida, como reduzir o tempo de tela, ir para a cama mais cedo, dormir mais e incorporar acupuntura e reflexologia nasal ao plano de tratamento.

O que pode e o que não se pode comer na dieta Mayr?

A dieta Mayr é muito restritiva. No geral, essa filosofia incentiva a priorização de alimentos alcalinos e a eliminação de glúten e dos laticínios. 

Continua após a publicidade
  1. Evitar café, chás que contenham cafeína ou qualquer outro produto cafeinado;
  2. Não comer doces nem geleias;
  3. Não beber nenhuma bebida gaseificada, principalmente refrigerantes;
  4. Não consumir álcool;
  5. Não comer embutidos;
  6. Evitar carne, peixe, frango e queijos amarelos;
  7. Beber bastante água (pelo menos 2 litros por dia). Também pode ser chá de ervas como camomila, cidreira, hortelã, melissa e erva-doce, sem cafeína;
  8. Não comer frituras;
  9. Comprar e guardar o sal de magnésio e o pó básico;
  10. Mastigar muito bem os alimentos, 40 a 60 vezes por garfada;
  11. Evitar comer hortaliças, legumes, frutas ou qualquer outro alimento cru após às 17h.

A dieta Mayr pode ser adotada por quanto tempo e com qual frequência?

O método propõe que a dieta seja seguida por cinco semanas e, após isso, deve-se repeti-la somente após um ano.

O Método Mayr é seguro?

Continua após a publicidade

Embora existam alguns aspectos positivos do Método Mayr (leia-se: incorporar alimentos saudáveis em sua dieta), ele é desnecessariamente restritivo.

Eliminar grupos inteiros de alimentos é problemático por vários motivos: ao eliminar grupos inteiros de alimentos, a densidade de nutrientes da dieta é consideravelmente diminuída. Os laticínios são fontes de nutrientes, como proteínas, cálcio, fósforo e vitaminas essenciais como B12. Os grãos que contêm glúten fornecem nutrientes importantes, como fibras, folato, ferro e zinco.

Além disso, os princípios estritos da dieta podem desencadear comportamentos alimentares negativos, como compulsão. 

Você deveria tentar o Método Mayr?

Continua após a publicidade

Qualquer dieta com regras alimentares que não podem ser quebradas não é sustentável a longo prazo – mesmo que este prazo seja duas semanas.

Embora a incorporação de certos aspectos da dieta, como comer conscientemente sem distrações, possa trazer benefícios, usar esta dieta para perder peso em 14 dias não é benéfico. Se alguma perda de peso for alcançada nesses 14 dias, grande parte disso será devido à perda de água. 

Se você está pensando em tentar esta ou outra nova dieta, consulte seu médico ou um nutricionista antes de alterar seus hábitos alimentares.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.