Se você costuma comprar chá de sachê para tomar em casa, saiba que nem todos os produtos são iguais. Isso porque a qualidade pode mudar de acordo com uma série de fatores, prejudicando a preservação das propriedades e características gustativas da bebida.
De acordo com Michel Bitencourt, tea sommelier e CEO da Tea Shop, é importante ressaltar que usar sachês para preparar o chá é uma ótima alternativa, especialmente quando se fala em praticidade.
“A praticidade é a maior vantagem do sachê, pois permite ao apaixonado por chá aproveitar sua mescla preferida em casa, no trabalho, na faculdade, em qualquer lugar que vá”, ele aponta.
Segundo o profissional, os saquinhos porosos funcionam como filtros que, em infusão na água aquecida em temperatura ideal, liberam óleos voláteis e aromáticos, vitaminas e outras propriedades das folhas.
Pensando nisso, veja o que você precisa conferir antes de comprar seu chá de sache, para garantir um bom produto.
Como escolher chá de sachê
1Cheque se as ervas não são trituradas
Bitencourt afirma que, ao reduzir as folhas a pedaços pequenos e finos, a trituração provoca alterações oxidativas e a evaporação dos óleos voláteis e aromáticos do chá. Isso, por sua vez, traz perdas nas propriedades da bebida.
2
Confira se o sachê tem espaço para infusão completa
A infusão das folhas em água provoca naturalmente a expansão do volume. Para permitir a completa liberação das propriedades, o ideal é que a mescla tenha espaço de sobra para uma combinação perfeita.
3Veja se o sachê é biodegradável
Fazer opções sustentáveis é uma questão contemporânea. Além do autocuidado proporcionado por uma xícara de chá, cuidar do planeta é importante. Portanto, cheque se o material do sachê se decompõe na natureza, sem deixar resíduos poluentes.