Continua após publicidade

Como escolher vinho no verão: 4 dicas para consumir a bebida

Sommelier ensina como escolher rótulos para serem consumidos em dias quentes e com o que eles podem ser harmonizados. Confira!

Por Ana Paula Ferreira
26 fev 2024, 10h00

Nada melhor do que apostar em uma bebida bem refrescante para o calor do verão. E, ao contrário do que muitos pensam,o vinho também pode fazer parte das opções para os dias quentes.

De acordo com Diego Soares, sommelier do Oba Hortifruti, o universo dos vinhos tem ótimas opções para todas as estações do ano e para qualquer temperatura. A dica é saber escolher.

“Uma taça de branco, rosé ou espumante bem geladinho vai muito bem à beira da piscina, na praia ou à sombra de uma árvore em algum parque. Também há opções para serem servidas no almoço, no meio da tarde ou no jantar, sem falar na versatilidade do vinho no preparo de drinques, como o clericot, por exemplo”, ele explica.

Como escolher vinho no verão: tipos da bebida

O especialista ensina que, para o verão, os vinhos brancos, espumantes e rosés são as melhores opções. “Estes têm mais acidez e são perfeitos para tomar em baixa temperatura, e trazem mais sensação de refrescância. Um branco mais estruturado, como Chardonnay ou Arinto, cai muito bem”, afirma Soares.

Continua após a publicidade

Já para quem não dispensa um tinto, a dica do sommelier são os de uva pinot noir, tinto português ou um Primitivo italiano. “Versáteis, são fáceis de agradar ao paladar dos mais leigos ou mais exigentes”, observa.

O profissional sugere explorar o mundo do vinho e escolher produtos de regiões não tão tradicionais, como Lisboa e Trás-os-Montes, em Portugal, ou Alto Adge, na Itália. “Essas regiões, por exemplo, fazem vinhos finos e elegantes, com alta salinidade, bem agradáveis para um dia quente”, ele completa.

Com o que harmonizar?

Saladas de folhas, peixes, grelhados e comida oriental são pratos leves e de fácil digestão, que podem ser acompanhados de vinhos brancos ou rosé.

“Eles não vão apagar o sabor dos alimentos, pelo contrário, vão ressaltar e explodir sensações no paladar e no aroma”, orienta o sommelier.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.