Você já deve ter ouvido pessoas falando para não guardar comida quente na geladeira e outras afirmando exatamente o contrário, que essa é a melhor forma de preservar os alimentos. Mas qual dessas recomendações está correta? Afinal, eu posso colocar comida quente na geladeira? Conversamos com uma especialista para responder a essa pergunta.
POSSO COLOCAR COMIDA QUENTE NA GELADEIRA?
Não. De acordo com a nutricionista Juliana Gropp, a orientação é não colocar comida quente na geladeira.
“A comida quente pode aumentar a temperatura de todo o interior do eletrodoméstico, prejudicando a conservação dos demais alimentos armazenados. Além disso, se estiver quente, pode aquecer um alimento já refrigerado, levando a uma temperatura que não seja segura”, alerta a especialista.
EM QUE MOMENTO DEVO GUARDAR A COMIDA NA GELADEIRA?
A orientação da nutricionista é esperar o alimento esfriar um pouco antes de colocá-lo na geladeira.
“Existe uma janela de 2 horas de segurança, que começa a ser contada a partir do momento em que a preparação ficou pronta. Este é o período considerado seguro para um alimento permanecer em temperatura ambiente. A partir de duas horas, corre-se o risco de acontecer o crescimento de microrganismos que podem causar intoxicação alimentar”, explica Juliana.
COMO GUARDAR OS ALIMENTOS NA GELADEIRA
Na hora de guardar os alimentos, a dica da nutricionista é utilizar potes pequenos e mais rasos, para que toda a porção atinja uma temperatura segura o mais rápido possível. “Se o pote for muito grande e profundo, o centro da comida pode não ter a mesma temperatura das bordas e estar na zona considerada perigosa”, alerta.
Lembre-se: se o alimento estiver morno, evite guardar próximo de um já refrigerado, para não elevar a sua temperatura.
POR QUANTO TEMPO O ALIMENTO PODE FICAR NA GELADEIRA
Nada de guardar comida na geladeira e ficar pedindo delivery até esquecer do que você tinha preparado, ok?! É importante ficar de olho na validade dos alimentos.
De acordo com a nutricionista, se for um alimento industrializado, a orientação é seguir a data de validade indicada no rótulo. Se for um alimento preparado em casa, até 3 ou 4 dias.