Preparar a comida no domingo e garantir a marmitinha da semana é uma boa estratégia para garantir refeições mais saudáveis e ainda gastar menos na rua. Mas, muitas vezes, não há muita variedade e os mesmo alimentos são consumidos todos os dias, seja por praticidade ou hábito. Agora, será que é saudável comer a mesma coisa todos os dias? Descubra, a seguir.
É SAUDÁVEL COMER A MESMA COISA TODOS OS DIAS?
Por mais que aquela comidinha coringa te deixe satisfeita, não é saudável comer a mesma coisa todos os dias.
“Quando consumimos todos os dias os mesmos alimentos não estamos ofertando ao nosso corpo a diversidade de nutrientes necessários para o funcionamento saudável e adequado do nosso organismo”, explica Fabrício Ribeiro, nutricionista membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE COMER AS MESMAS COISAS TODOS OS DIAS?
Para o nutricionista, o grande objetivo – e o benefício – de comer as mesmas coisas todos os dias é a praticidade, já que você pode reservar um tempinho da sua agenda para preparar a comida da semana de uma só vez e organizar as refeições.
“É um hábito que traz facilidade para o dia a dia, mas existe um risco implícito de baixa diversidade nutricional, monotonia alimentar e tédio ao se alimentar”, comenta.
QUAIS OS RISCOS DE COMER AS MESMAS COISAS TODOS OS DIAS?
De acordo com Fabrício, o risco de comer as mesmas coisas todos os dias é acabar adotando uma alimentação com baixa qualidade nutricional.
“Se você consumir frango diariamente no almoço ou jantar, é possível que você não tenha todos os benefícios do ômega 3 no organismo, uma vez que apenas os peixes mais gordurosos são fonte do ácido graxo”, exemplifica o especialista.
Sendo assim, o mais indicado é ter variedade nas refeições, para garantir a ingestão de todos os tipos de nutrientes.
QUAIS AS DICAS PARA MANTER UMA ROTINA DE ALIMENTAÇÃO IDEAL?
A principal dica do nutricionista para ter uma alimentação saudável e balanceada é unir a praticidade com a diversidade. Para isso, Fabrício compartilha algumas dicas práticas:
1Consuma frutas diferentes
Tente consumir semanalmente sete frutas diferentes, separando duas delas por dia.
Varie o arroz e feijão
Troque por macarrão integral, mandioca, mandioquinha, batata, batata doce, inhame, cará, etc.
3Alterne sempre a proteína
Por exemplo: segunda-feira, carne; terça-feira, frango; quarta-feira, peixe e quinta-feira alguma proteína vegetariana, como tofu, grão-de-bico e soja.
“O mais importante é ofertar diariamente alimentos saudáveis com a maior variedade possível para o nosso organismo”, conclui o nutricionista.