Vantagens do colostro bovino: o que ele pode oferecer antes do exercício?
Confira quais são os benefícios do fluído e como ele pode contribuir com quem treina

Você já ouviu falar que o colostro bovino pode ser benéfico para quem pratica atividades físicas, em especial como pré-treino?
O colostro é um fluido mamário produzido por humanos, vacas e outros mamíferos antes da liberação do leite materno, muito nutritivo e com altos níveis de anticorpos, que são proteínas que combatem infecções e bactérias. Com isso, ele é capaz de promover o crescimento e a saúde em bebês e animais recém-nascidos.
A substância produzida especificamente pelas vacas, no entanto, foi objeto de estudos devido às possíveis vantagens para a saúde das pessoas. Aqui, vamos explicar quais são os benefícios que ela pode, de fato, oferecer. Confira a seguir!
Colostro bovino: quais são os benefícios?
O colostro bovino é extremamente nutritivo e contém mais nutrientes do que o leite normal: de acordo com estudos, ele é mais rico em proteínas, gorduras, carboidratos, magnésio, vitaminas B e vitaminas A, C e E do que o leite de vaca.
Além disso, ele possui altos níveis de imunoglobulinas, lactoferrina e vários fatores de crescimento, como IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina 1), componentes contribuem para sua reputação como um suplemento potente para suporte imunológico, saúde intestinal e reparo muscular.
Para esses suplementos, o colostro de vacas é pasteurizado e seco em pílulas ou em pós que podem ser misturados com líquidos.
Um dos benefícios mais significativos do colostro para atletas é seu potencial para aumentar o crescimento e o reparo muscular. A presença de fatores de crescimento como IGF-1, TGF-beta (fator de crescimento transformador beta) e outros peptídeos bioativos no colostro pode estimular a síntese de proteína muscular. Isso torna o colostro um suplemento atraente para fisiculturistas e atletas que buscam aumentar a massa muscular e a força.
Outra substância que se destaca por seus benefícios é a lactoferrina, que tem capacidades antibacteriana e funções antiviral, antifúngica, antiparasitária e anti-inflamatória, de acordo com um estudo feito por pesquisadores da UFRN em 2021.
Devo tomar no pré-treino?
O momento da ingestão de colostro pode influenciar sua eficácia. Embora não haja uma resposta única, pesquisas sugerem que tomar colostro antes e depois dos treinos pode ser benéfico.
Consumir colostro em pó no pré-treino pode ajudar a preparar o corpo para o exercício, melhorando a saúde intestinal e a função imunológica. Um intestino saudável garante melhor absorção de nutrientes durante o exercício, enquanto um sistema imunológico robusto pode prevenir infecções que podem atrapalhar o treinamento.
Já o pós-treino é o momento mais crítico para tomar o suplemento. Após exercícios intensos, o corpo entra em um estado de degradação de proteína muscular elevada. Consumir colostro bovino em pó para atletas imediatamente após o treino pode fornecer os fatores de crescimento e nutrientes necessários para promover o reparo e o crescimento muscular. Isso pode levar a uma recuperação mais rápida, redução da dor muscular e aumento da hipertrofia muscular.
Possíveis riscos e contraindicações
Com base em pesquisas humanas limitadas, o colostro bovino geralmente parece seguro para a maioria das pessoas — embora possa ter algumas desvantagens.
Uma das contraindicações é para pessoas alérgicas ao leite. Além disso, os suplementos também podem ser feitos com aditivos que podem incluir outros alérgenos comuns, como soja.
Dependendo de como as vacas são criadas, o colostro bovino também pode conter antibióticos, pesticidas ou hormônios sintéticos. No entanto, é possível comprar suplementos de colostro que foram testados para garantir que o produto final não tenha esses compostos.
Outro fator importante é que ainda não há estudos que apontem se esses suplementos são seguros para mulheres grávidas ou amamentando.
Finalmente, pode haver problemas de segurança alimentar com o colostro bovino. Em um estudo, 8 de 55 amostras de colostro bovino continham traços de Salmonella, uma bactéria potencialmente prejudicial.
Ainda assim, se o colostro bovino for pasteurizado adequadamente, a Salmonella e outras bactérias prejudiciais não devem ser uma preocupação.
Diante disso, a dica é sempre comprar suplementos de colostro de uma fonte confiável e entrar em contato com o fabricante para obter respostas a perguntas específicas relacionadas à origem e processamento.