Chá de cavalinha: benefícios, contraindicações e cuidados essenciais
Para que serve o chá de cavalinha? Esclarecemos essa e outras dúvidas aqui!

O chá de cavalinha tem se tornado popular por promover uma série de benefícios à saúde, incluindo ação diurética, anti-inflamatória e antioxidante. Mas, será que todo mundo pode tomar essa bebida? Nesta matéria, vamos explorar as vantagens, as contraindicações e os riscos de exagerar no consumo do chá de cavalinha. Confira:
Benefícios do chá de cavalinha para a saúde
A seguir, Boa Forma revela os principais benefícios do chá de cavalinha para a saúde:
Diminui a retenção de líquidos
O chá de cavalinha garante propriedades diuréticas, facilitando a eliminação do acúmulo de líquidos no organismo, o que ajuda a diminuir inchaços e a sensação de peso.
Contribui para a saúde dos ossos
A cavalinha é fonte de minerais como silício, cálcio e magnésio, considerados importantes para a manutenção da saúde dos ossos. Dessa forma, o consumo regular do chá preparado com essa planta pode ser um grande aliado para a prevenção de problemas como a osteoporose.
Favorece cabelos e unhas
Por conter silício, a cavalinha pode colaborar para a melhora do aspecto de cabelos e unhas, deixando-os mais fortes, hidratados e com um crescimento saudável. A ação adstringente da planta pode trazer a melhora da oleosidade e evitar o aparecimento de espinhas.
Além disso, os antioxidantes diminuem os danos causados pelos radicais livres às células, o que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e de manchas.
Combate inflamações
A cavalinha tem substâncias que proporcionam ação anti-inflamatória, por isso, o chá dessa planta pode ser uma ótima forma de aliviar desconfortos relacionados à inflamações no corpo.
Garante ação antioxidante
O chá de cavalinha conta com compostos antioxidantes que combatem os radicais livres e o estresse oxidativo, ajudando a proteger o organismo contra danos que podem levar ao envelhecimento precoce e ao aumento do risco de doenças crônicas.
Riscos do consumo excessivo
O uso prolongado e excessivo do chá de cavalinha pode resultar em alguns efeitos colaterais, entre eles, carência de vitamina B1, pela ação da tiaminase, problemas na pressão arterial e danos no fígado.
Por isso, a recomendação geral é não tomar mais do que três xícaras de chá por dia e evitar consumir a bebida de forma contínua.
Chá de cavalinha serve para qualquer pessoa?
Não, o chá de cavalinha não serve para qualquer pessoa. Existem algumas contraindicações para o seu consumo, e é sempre indicado consultar um profissional de saúde antes de incluir a bebida no cardápio.
O chá de cavalinha não é recomendado para crianças com menos de 12 anos, grávidas e lactantes. Além disso, se você está tomando medicamentos, sofre com problemas renais, insuficiência cardíaca ou tem outras condições médicas específicas, o ideal é evitá-lo.