Não é difícil encontrar em uma busca rápida na internet diversos conteúdos que sugerem o consumo do chá de banana para emagrecer. Antes de partir para o uso da fruta com esse fim, contudo, é importante saber mais sobre o tema, especialmente se funciona e se há riscos para a saúde.
É fato que a banana é uma das frutas mais amadas mundo afora não só por seu sabor docinho, mas também por ser altamente nutritiva e servir como ingrediente principal para muitas receitas. Mas, afinal, seu chá realmente contribui com a perda de peso? A seguir, vamos esclarecer essa questão.
O que é chá de banana?
De acordo com o portal Healthline, o chá de banana é feito a partir da fervura de uma banana inteira em água quente e pode ser feito com ou sem casca, dependendo da sua preferência.
Quando feita com a casca, a bebida demora mais para ser preparada devido ao alto teor de fibras. Por esse motivo, muitas pessoas optam por descartar a casca e fazer a fervura apenas com a própria fruta. Além disso, é possível combinar o chá com canela, mel ou suco de limão, por exemplo, para melhorar o sabor.
Benefícios para a saúde do chá de banana
Para começar, já vamos entregar a informação que a maioria de vocês busca: o chá de banana pode sim favorecer a perda de peso. Isso, contudo, só é possível se seu consumo for associado a uma alimentação balanceada e a práticas regulares de atividades físicas – explicaremos mais a seguir.
Dito isso, a bebida oferece outros benefícios importantes para a saúde, devido às ótimas quantidades de triptofano, potássio, taninos e flavonóides presentes na fruta, fornecendo, assim, propriedades antioxidantes, diuréticas e relaxantes para o organismo. A seguir, listamos as principais vantagens de seu consumo!
Pode conter antioxidantes
As bananas são naturalmente ricas em antioxidantes solúveis em água, incluindo dopamina e galocatequina, que podem ajudar a combater os radicais livres e prevenir doenças crônicas como doenças cardíacas, de acordo com alguns estudos sobre o tema.
No entanto, sua casca tem níveis de antioxidantes muito mais elevados do que a polpa. Portanto, adicionar a casca ao chá durante o preparo pode aumentar a ingestão dessas moléculas, como aponta uma pesquisa feita por estudiosos japoneses.
Por fim, embora as bananas sejam naturalmente ricas em vitamina C, o chá de banana não é uma boa fonte deste antioxidante, pois é sensível ao calor e provavelmente será destruído durante o preparo.
2Pode prevenir o inchaço e ajudar na perda de peso
O chá de banana é rico em potássio, um mineral e eletrólito importante para regular o equilíbrio de fluidos, da pressão arterial e das contrações musculares. O potássio trabalha em estreita colaboração com o sódio para regular o equilíbrio de fluidos nas células. No entanto, quando contém mais sódio do que potássio, pode ocorrer retenção de água e inchaço.
O teor de potássio na água do chá de banana, no entanto, pode ajudar a contrabalançar o inchaço devido a uma dieta rica em sal, sinalizando aos rins para excretarem mais sódio na urina, segundo pesquisa feita em 2011. Sendo assim, o potássio contribui para um efeito diurético, o que ajuda na eliminação do excesso de líquido corporal, desinchando e favorecendo, portanto, a perda de peso.
3Pode promover o sono e diminuir a ansiedade
O chá de banana se tornou um remédio popular para dormir, por conter três nutrientes que ajudam a melhorar o sono e a ansiedade: potássio, magnésio e triptofano.
As bananas são uma boa fonte de magnésio e potássio, dois minerais que têm sido associados por estudiosos a uma melhor qualidade e duração do sono devido às suas propriedades relaxantes musculares. Elas também fornecem triptofano, serotonina e melatonina, que além de promoverem uma melhor qualidade de sono, ainda contribuem com o bem-estar e a melhora de humor.
No entanto, é importante ressaltar que nenhum estudo examinou a eficácia do chá de banana como auxílio para dormir. Trata-se apenas de um uso baseado em crença popular, por conta dos nutrientes presentes na fruta. Além disso, não se sabe até que ponto estes nutrientes se mantém no chá durante sua preparação, tornando difícil saber se a bebida teria os mesmos efeitos potenciais de promoção do sono que comer uma banana.
4Baixo teor de açúcar
O chá de banana pode ser um bom substituto para bebidas açucaradas. Apenas uma pequena quantidade do açúcar da banana é liberada na água durante o preparo, atuando como adoçante natural para o chá.
A maioria das pessoas consome muito açúcar nas bebidas, o que está associado a um risco aumentado de obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Portanto, optar por bebidas sem adição de açúcar, como o chá de banana, pode ser uma maneira fácil de diminuir a ingestão de açúcar.
5Pode apoiar a saúde do coração
O chá de banana contém potássio e magnésio, que demonstraram ajudar a reduzir a pressão arterial e reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames.
Na verdade, um estudo realizado com 90.137 mulheres descobriu que uma dieta rica em potássio estava associada a uma redução de 27% no risco de acidente vascular cerebral. Além disso, uma dieta rica em catequinas, um tipo de antioxidante presente no chá de banana, pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Ainda assim, nenhum estudo revisou diretamente os antioxidantes do chá de banana ou seus efeitos no risco de doenças cardíacas.
Então, chá de banana pode emagrecer?
Apesar de poder, sim, contribuir com a perda de peso devido a seus efeitos na retenção líquida, o chá de banana não estimula o aumento do gasto energético nem a queima de gordura corporal.
No entanto, a bebida pode ser usada para ajudar no emagrecimento de outra maneira, uma vez que ela contribui com o controle da ansiedade e, consequentemente, da compulsão alimentar.
Como fazer chá de banana
O chá de banana é muito fácil de preparar e pode ser feito com ou sem casca. Veja a seguir as duas formas:
- Chá de banana sem casca
Encha uma panela com 2–3 xícaras (500–750 ml) de água e deixe ferver. Descasque uma banana e corte as duas pontas. Adicione a banana à água fervente. Reduza o fogo e deixe ferver por 5–10 minutos. Adicione canela ou mel (opcional). Retire a banana e divida o líquido restante em 2–3 xícaras.
- Chá de casca de banana
Encha uma panela com 2–3 xícaras (500–750 ml) de água e deixe ferver. Lave delicadamente uma banana inteira em água corrente para remover sujeira e detritos. Deixando a casca, corte as duas pontas. Adicione a banana à água fervente. Reduza o fogo e deixe ferver por 15–20 minutos. Adicione canela ou mel (opcional). Retire a banana e divida o líquido restante em 2–3 xícaras.
Se você estiver saboreando o chá sozinho, guarde o restante na geladeira e beba dentro de 1 a 2 dias, frio ou reaquecido. Para evitar desperdícios, utilize as sobras da banana em outras receitas, como em smoothies, bolos e outras opções com a fruta.
Efeitos colaterais
Como citado anteriormente, o chá de banana pode levar ao aumento da vontade de urinar e da sonolência, sendo esses dois dos possíveis efeitos colaterais de seu consumo. Além disso, por conta das altas quantidades de potássio, o excesso da bebida também pode causar diarreia, náusea, vômito, dor no estômago e dormência ou formigamento nas mãos, lábios e pés.
Portanto, é indicado buscar orientação profissional de um nutricionista ou médico nutrólogo antes de partir para o consumo do chá de banana.