Continua após publicidade

Tomar café da manhã ajuda a emagrecer, aponta pesquisa

Nutricionista explica os melhores alimentos no combate ao ganho de peso e como o café da manhã pode ajudar a emagrecer

Por Ana Paula Ferreira
26 dez 2023, 10h00
Estudo apontou como o café da manhã pode ajudar na perda de peso (Racool_studio/Freepik)
Continua após publicidade

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu dizer que o café da manhã é a principal refeição do dia. Não à toa, pesquisadores da NYU Langone Heallth e da NYU Grossman School of Medicine, em Nova Iorque, descobriram que consumir mais calorias na primeira refeição do dia pode ajudar no emagrecimento e diminui os níveis de açúcar no sangue.

No estudo, apresentado na reunião anual da Endocrine Society, em Illinois (EUA) em julho de 2023, foi feita uma comparação entre dez participantes com pré-diabetes e obesidade, o tempo de jejum e a quantidade de calorias ingeridas.

Os voluntários foram colocados em grupos aleatórios nos primeiros sete dias e realocados em um grupo contrário nos setes dias posteriores. A alimentação consumida foi de acordo com as necessidades calóricas de cada pessoa, para manter o peso e avaliar os efeitos de cada estratégia. Durante esse processo, medidores de glicose foram usados para observar os níveis de açúcares no sangue.

O resultado obtido pelos cientistas foi que nos níveis de açúcar no sangue ficaram alterados apenas na primeira semana de alimentação equilibrada, diminuindo o tempo de pico glicêmico e de níveis acima de 140mg/dL, quando comparados com os participantes que consumiram uma alimentação normal.

Continua após a publicidade

Como o café da manhã ajuda a emagrecer?

Segundo Marianne Fazzi, nutricionista especializada em emagrecimento, um café da manhã nutritivo aumenta as chances de as pessoas não “beliscarem” outros alimentos antes do almoço e não exagerarem na hora desta refeição.

“Por ter adquirido mais fibras e proteínas, o paciente se sente mais saciado e evita a aquela fome entre uma refeição e outra”, explica.

Além disso, ela afirma que saber o que comer no começo do dia é importante para fazer a diferença no déficit calórico. Assim, a nutricionista recomenda consumir muitas fibras como:

Continua após a publicidade
  • Pão integral;
  • Aveia;
  • Frutas e sementes;
  • Proteínas magras (peito de frango, atum, sardinha, ricota, ovo e queijo frescal).

Em relação a calorias, Marianne relata que isso varia muito e que cada paciente depende de um valor energético diferente, mas que nas manhãs a refeição varia entre 200 a 300Kcal.

“Para quem não sabe como calcular os alimentos, existem aplicativos que ajudam nesse processo. Pese os alimentos e coloque no aplicativo, que automaticamente ele vai dizer a quantidade. Porém, lembre-se que nesses aplicativos são estimativas, então não exagere” recomenda a nutricionista.

Continua após a publicidade

Por fim, além de ajuda no emagrecimento, uma alimentação balanceada ajuda nos níveis de açúcares no sangue prevenindo doenças sérias como a diabetes.

“Consumir somente carboidrato, sem a presença de proteína tende a elevar rapidamente a quantidade de glicose no sangue. Se a quantidade for alta, esses carboidratos passam por um processo bioquímico e são transformados em ácidos graxos (gordura) e armazenados no tecido adiposo, causando o aumento do nível de glicose e prejudicando no emagrecimento”, finaliza Marianne Fazzi.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.