Continua após publicidade

Os benefícios do café para ter mais energia e manter o foco

Presente no café, a cafeína influencia o metabolismo, função cardíaca e liberação de neurotransmissores

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 Maio 2024, 11h11 - Publicado em 20 Maio 2024, 16h00
Saiba quais propriedades do café são responsáveis por dar energia ao corpo
Saiba quais propriedades do café são responsáveis por dar energia ao corpo (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Para muitas pessoas, principalmente mulheres na faixa dos 30+, uma das maiores dificuldades é lidar com as tarefas do dia a dia. Durante essa fase da vida, é comum que elas enfrentem diversas demandas familiares ao mesmo tempo em que precisam lidar com questões profissionais. E o que se tornou um dos maiores aliados para conseguir ter mais energia para dar conta de tudo e todos? O café!

Prova disso foi uma pesquisa realizada em 2023 pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) que apontou que 61% dos participantes tomam café para melhorar o humor e a disposição. O estudo ainda exaltou que 29% dos consumidores ingerem mais de seis xícaras de 50 ml de café diariamente, enquanto 46% consomem entre três e cinco. Esses valores, segundo os pesquisadores, mostram que culturalmente o brasileiro já tem uma pré-disposição maior de inserir quantidades altas de cafeína no dia a dia.

Benefícios do café para ter mais energia

Vanessa Costa, nutricionista especializada na saúde da mulher e criadora do Método Reset, explica que a cafeína presente no café atua como antagonista dos receptores de adenosina no sistema nervoso central, bloqueando os efeitos relaxantes, proporcionando aumento significativo em alerta e energia. Além disso, ela exerce influência sobre o metabolismo, função cardíaca e liberação de neurotransmissores. “Seus efeitos fisiológicos vão muito além da simples xícara de café, impactando desde o processo metabólico até o desempenho cognitivo”, afirma ela.

Um estudo recente da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN), que investigou os benefícios do café no treinamento, sugere que a dosagem ideal seja de duas a quatro xícaras de café, consumidas aproximadamente 60 minutos antes de praticar alguma atividade.

Continua após a publicidade

“É importante ressaltar que muitas mulheres que se sentem sobrecarregadas com suas demandas familiares e profissionais, no momento de praticar exercícios acabam desistindo pelo cansaço. É nessa hora que o café entra como um grande aliado para dar um gás necessário e tornar o momento de autocuidado presente na rotina”, conta Vanessa.

Cuidado para não exagerar

A nutricionista ressalta que, para cada fase da vida, existe uma quantidade adequada de consumo de cafeína, mas isso varia principalmente de acordo com o estado de saúde de cada pessoa.

“Vale destacar também que, apesar de ser um aliado valioso, a literatura ainda carece de estudos específicos sobre os efeitos ergogênicos e de recuperação do café”, afirma a profissional.

Continua após a publicidade

E ressalta: “Baseando-se na capacidade individual de absorção e metabolização da cafeína, torna-se necessário o acompanhamento profissional”.

Sendo assim, ela diz que o importante é manter as consultas médicas em dia e encontrar no café uma forma de impulsionar a ter mais momentos voltados para sua saúde física e mental.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.