O inverno é uma ótima época para aproveitar os benefícios do própolis, uma vez que essa substância elaborada pelas abelhas a partir da resina das árvores é conhecida por proteger as colmeias contra microrganismos, tornando-se uma aliada poderosa para fortalecer nosso sistema imunológico durante essa estação do ano.
De acordo com a nutricionista Luciana Harfenist, o própolis oferece inúmeros benefícios à saúde, especialmente quando consumido diariamente. Veja, a seguir, quais são as vantagens de seu uso!
Benefícios do própolis
Luciana explica que o própolis tem diversos benefícios para a saúde e até mesmo para a beleza.
“Para começar, sua ação antibacteriana é eficaz no combate de amigdalites e outras infecções das vias aéreas provocadas por bactérias. Além disso, seu papel na proteção dental, conservando e protegendo o esmalte dentário, previne cáries e mantém nossa boca mais saudável”, ela aponta.
Por ser rico em substâncias como flavonoides, ácidos fenólicos, vitaminas e minerais, o própolis também fortalece a imunidade, tornando nossas células de defesa mais ativas e preparadas para manter a saúde em dia durante todo o inverno.
Para quem sofre com a acne, a profissional afirma que essa substância também tem uma ação antibacteriana que beneficia a pele, promovendo um reflexo positivo no tratamento desse desconforto.
Outro benefício para a pele é que o própolis tem capacidade de combater os radicais livres, contribuindo para prevenir o envelhecimento precoce e manter a pele e o organismo mais saudáveis.
“Além disso, ele é um excelente aliado na cicatrização e alívio de feridas e queimaduras, graças a suas propriedades cicatrizantes, analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas.”
Por fim, o própolis ainda pode auxiliar no combate à Helicobacter pylori, bactéria causadora de gastrite, úlcera e câncer de estômago, e apresenta resultados promissores em atividades antivirais (contra o Herpesvírus, por exemplo) e em alguns tipos de câncer, de acordo com estudos.
Como usar o própolis?
A nutricionista afirma que, antes de começar a usá-lo, é interessante conhecer os diferentes tipos de própolis, cada um com características específicas, dependendo da flora da região, locais e épocas de coleta e espécie de abelha que a produziu.
“Entre eles, destacam-se o Própolis Comum, o Própolis Verde e o Própolis Vermelha, cada um com suas propriedades biológicas”, aponta Luciana. E continua: “As abelhas nativas, que evoluíram junto com nossas florestas, também produzem própolis de abelha sem ferrão, conhecido por suas diversas atividades benéficas para a saúde”.
Portanto, para aproveitar seus benefícios durante o inverno, a profissional recomenda consumir 20 gotas de própolis com 20% de concentração diariamente, garantindo uma proteção natural para o corpo e um aumento na imunidade.
“Aproveite a diversidade dos tipos de própolis disponíveis e desfrute de uma estação mais saudável e protegida”, ela finaliza.