Descubra os incríveis benefícios da seriguela, a fruta prima do caju

Aqui vai um spoiler: a frutinha pode ajudar a diminuir o colesterol ruim. Leia a matéria completa e conheça outras vantagens à saúde!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 17 jan 2025, 09h49 - Publicado em 16 jan 2025, 16h00
benefícios da seriguela para a saúde
Saiba como a seriguela pode beneficiar o nosso corpo | (Rodrigo.Argenton/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Também chamada de cajá vermelho e ameixa-da-Espanha, a seriguela, uma superfruta prima do caju, é nativa da América Central e tem um sabor doce e levemente ácido. Apesar de pouco conhecida, ela carrega diversos nutrientes e minerais que fazem bem ao nosso corpo. Para conhecer os principais benefícios da fruta à saúde, continue a leitura!

Os benefícios da seriguela

Previne diabetes

A seriguela é uma boa fonte de fibras, que contribuem para o controle dos níveis de açúcar no sangue, evitando a diabetes e a resistência à insulina.

Além disso, a fruta conta com flavonoides e vitamina C, que oferecem ação anti-inflamatória e antioxidante, diminuindo o risco de doenças crônicas e combatendo os danos causados por radicais livres.

Evita a constipação

As fibras e a água presentes nessa frutinha favorecem a hidratação do corpo e o funcionamento adequado do intestino, prevenindo problemas como a prisão de ventre.

Continua após a publicidade

Aumenta a imunidade

Por conter vitamina C, flavonoides, carotenoides e vitaminas A e do complexo B, a seriguela colabora para o fortalecimento do sistema de defesa do corpo, diminuindo as chances de infecções e doenças.

Combate a anemia

A vitamina C da seriguela pode potencializar a absorção do ferro. Com isso, pode auxiliar no combate à anemia ferropriva, aquela que acontece quando há uma deficiência de ferro no organismo, resultando em sintomas como fadiga, palidez, fraqueza muscular, sonolência e dificuldade para se concentrar.

Reduz o colesterol ruim

Mais um ponto para as fibras! Elas também são consideradas grandes aliadas para a prevenção de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, derrame e infarto.

Continua após a publicidade

Isso porque ajudam a diminuir a absorção da gordura dos alimentos, contribuindo para a redução do colesterol ruim e dos triglicerídeos no sangue.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.