Continua após publicidade

Retenção de líquido: 7 alimentos inesperados que você deve evitar

O inchaço tem tudo a ver com o que você come e bebe. Por isso, confira a lista de alimentos que podem causar esse problema

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 4 out 2024, 13h21 - Publicado em 3 out 2024, 10h00
.
 (freepik/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Desinchar o corpo é sempre uma ideia atraente porque podemos ver uma boa diferença no corpo em apenas alguns dias, sem recorrer a mudanças na dieta a longo prazo ou até mesmo ir à academia. Mas, para isso, é preciso saber especialmente quais são os alimentos que causam retenção de líquido, uma vez que esse problema tem tudo a ver com o que você come e bebe (e certos suplementos também podem ajudar).

De acordo com um estudo publicado em 2017, a retenção de líquido normalmente é o resultado de quando se consome muito sal, alimentos processados e com alto teor de sódio, além de não se hidratar o suficiente.

Para aliviar o inchaço causado por esse fator, é indicado tentar cortar alimentos processados, limitando a ingestão diária de sódio a 2.300 miligramas ou menos por dia – o que equivale a uma colher de chá de sal –,temperando sua comida com outras ervas e temperos como alho, gengibre, orégano, páprica , pimenta cominho, cebola e sálvia.

A seguir, listamos os alimentos que causam retenção de líquido e o que você pode consumir no lugar deles!

Alimentos que causam retenção de líquido

 

1

Adoçantes não nutritivos (Sorbitol, Eritritol, Xilitol)

Os alcoóis de açúcar são culpados pelo inchaço pois têm uma estrutura química diferente do açúcar real, o que afeta a forma como o corpo os metaboliza. Segundo uma pesquisa de 2016, Eles são considerados carboidratos de baixa digestão porque são parcialmente absorvidos no intestino delgado ou não são absorvidos, e isso significa que eles podem causar alguns sintomas gastrointestinais desagradáveis e grande inchaço.

Continua após a publicidade
  • Como substituir

A stevia e a fruta-monge são opções de adoçantes ligeiramente melhores para quem está tentando reduzir o consumo de açúcar adicionado. O mel também funciona como substituto do açúcar em diversas receitas.

2

Vegetais crucíferos

Embora esses vegetais sejam indicados como parte de uma dieta saudável, quando houver a necessidade de reduzir o inchaço, eles devem ser evitados. Isso porque seus açúcares complexos e alto teor de fibras os tornam mais difícil digeri-los, o que pode causar gases indesejados. Couve de Bruxelas, couve, repolho e couve-flor são os mais comuns.

  • Como substituir

Ao tentar reduzir o inchaço, opte por vegetais não crucíferos e altamente hidratantes, como pepino, vagem e abobrinha.

3

Alimentos ricos em amido

Continua após a publicidade

Os amidos (especialmente os processados), como cereais, massas, pão e bolachas, retêm água, o que significa que o seu corpo também o fará, como explicou um estudo divulgado em 2020. Além disso, muitos destes amidos também estão cheios de glúten, que definitivamente pode ser o culpado se você sofre de inchaço frequente.

  • Como substituir

Você pode abrir mão dos pães e massas ou escolher grãos integrais e opções menos processadas, como arroz integral em vez de branco, e raízes e aveia como fonte de carboidratos.

4

Feijão

O feijão é um alimento altamente nutritivo, mas algumas pessoas podem ter dificuldade em digeri-lo, devido às fibras fermentáveis que retêm o excesso de ar e gás na parte inferior do abdômen. Por esse motivo, se você tem estômago sensível, talvez seja melhor limitar ou, melhor ainda, trocá-lo por alimentos de digestão mais fácil.

  • Como substituir

Quase qualquer receita que conta com feijão provavelmente ficará ótima com a adição de arroz, batata, couve-flor, macarrão ou cenoura.

Continua após a publicidade
5

Água com gás

Qualquer coisa com carbonatação é infundida com pequenas bolhas de ar, que se movem pelo trato digestivo depois que você as engole. Ou seja: é como injetar ar direto na barriga.

  • Como substituir

Para alguns, a água pura é muito “chata” e, por isso, fica difícil ingerir a quantidade mínima necessário por dia. Neste caso, é possível trocar a água com gás por água com infusões de limão, lima, frutas vermelhas, pepino ou hortelã. No entanto, esteja ciente de que as frutas cítricas também podem irritar o estômago.

6

Milho

O milho é outro alimento que contém certos carboidratos de difícil digestão, bem como fibras insolúveis – segundo esta pesquisa, 7 a 10% dos hidratos de carbono do milho são de má absorção.

Continua após a publicidade
  • Como substituir

É possível adicionar couve-flor, macarrão, arroz ou batata na maioria das receitas à base de milho.

7

Lentilha

Outro tipo de leguminosa, as lentilhas contêm fibras solúveis semelhantes às do feijão. Porém, embora sejam as principais culpadas pelo desconforto digestivo, elas também atuam como prebióticos que alimentam nossas bactérias intestinais saudáveis: os probióticos. Então, se a lentilha não lhe causar efeitos colaterais significativos, você pode tentar consumir apenas em porções menores.

  • Como substituir

Se o desconforto digestivo for inevitável, experimente trocar as lentilhas por abobrinha em cubos, cenoura, ervilha, cuscuz, quinoa, arroz ou batata.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.