Quem tem a área abaixo dos olhos mais escurecida sabe bem o tamanho do impacto que isso pode ter na autoestima. Por esse motivo, conhecer os cuidados mais indicados e quais são os alimentos para olheiras pode ajudar a amenizar esse problema.
Mas, afinal, o que causa e por que alguns de nós as têm, mas outros não? Antes de partir para o tratamento, vamos relembrar algumas informações importantes sobre as olheiras!
Causas das olheiras
As causas das olheiras podem ser divididas em dois grupos: biológicas e estilo de vida.
No primeiro grupo, há três possíveis razões:
- Genética: se você tem familiares com esse problema, é mais provável que também tenha.
- Tom de pele: olheiras devido à pigmentação da pele afetam mais pessoas negras do que brancas.
- Idade: à medida que envelhecemos, a pele ao redor dos olhos fica mais fina e perde tecido adiposo.
Já no caso do estilo de vida, elas podem aparecer por conta de:
- Falta de sono: adultos saudáveis precisam de sete a nove horas de sono por noite; dormir pouco pode deixar sua pele opaca e pálida, levando a olheiras mais proeminentes, de acordo com pesquisas.
- Anemia: esta condição ocorre por deficiência de glóbulos vermelhos e pode levar a sensação de cansaço e fraqueza; a deficiência de ferro pode causar olheiras até mesmo pré-anemia, como aponta um estudo de 2019.
- Fumar: a nicotina é um perturbador do sono e pode levar à apneia do sono, além de ser desidratante, o que pode levar a olheiras escuras.
- Alergias: segundo a ciência , cavidades nasais inchadas podem causar “olheiras alérgicas”
- Exposição ao sol: o sol promove a produção de melanina, o que significa que as olheiras podem escurecer ainda mais.
- Eczema: devido à natureza inflamatória dessa condição, as olheiras podem ser mais aparentes durante os surtos de eczema.
Como amenizá-las?
É claro que existem algumas soluções óbvias para amenizar as olheiras, como parar de fumar, usar protetor solar, se hidratar e tratar problemas médicos como função da tireoide e eczema com cuidados de saúde.
No entanto, as manchas podem persistir mesmo após adotar um estilo de vida mais saudável, sendo necessário associar essas mudanças com o uso de produtos tópicos, sob orientação de um dermatologista.
Além disso, existem alimentos que podem ajudar a corrigir suas olheiras a longo prazo. Veja a seguir quais são eles!
Alimentos para olheiras
1
Tomates
Embora contenham vários antioxidantes, os tomates são mais conhecidos por seu lic openo, que é o que dá aos tomates sua cor vermelha. Essa substância, por sua vez, ajuda a proteger os vasos sanguíneos e auxilia na circulação sanguínea.
Por fim, sua capacidade de proteger os vasos sob os olhos e melhorar a circulação pode ser ainda mais auxiliada pela quercetina antiinflamatória que existe nos tomates, como apontou um estudo publicado em 2014.
Pepinos
Além de serem bons para compressas nos olhos, os pepinos também são benéficos quando ingeridos. O motivo? De acordo com pesquisas, seu alto teor de água pode ajudar a hidratar a área sob os olhos, que combate as olheiras, além de também conter sílica, que pode aumentar a produção de colágeno.
3
Sementes de gergelim
Uma pesquisa de 2015 apontou que os antioxidantes das sementes de gergelim podem melhorar os sintomas de fadiga, que podem estar causando as olheiras. Eles contêm vitamina E para a saúde geral dos olhos, incluindo a visão.
4
Frutas vermelhas escuras
Frutas vermelhas escuras como mirtilos e amoras têm antocianina – antioxidante que colore os alimentos em vários tons de roxo, azul e preto. Ele melhora o fluxo sanguíneo para o olho e também fornece oxigênio para os tecidos ao seu redor, apontou um estudo.
5
Melancia
Falando em melhora das olheiras, considere as melancias como uma combinação de pepinos e tomates: elas têm um alto teor de água semelhante aos pepinos e são coloridas com o mesmo vaso sanguíneo que protege o licopeno dos tomates.