Continua após publicidade

Alimentação para intestino preso: nutri indica sugestão de cardápio

Problema comum especialmente entre as mulheres, a prisão de ventre pode ser resolvida com uma alimentação adequada

Por Ana Paula Ferreira
30 Maio 2024, 10h00
Veja quais alimentos são indicados para prisão de ventre
Veja quais alimentos são indicados para prisão de ventre (Freepik/Divulgação)

Intestino preso ou prisão de ventre são nomes populares para a chamada constipação ou dificuldade para evacuar, problema que ocorre principalmente entre as mulheres devido a questões hormonais, em especial nos períodos da menstruação e ovulação.

O que nem todo mundo sabe é que a alimentação pode ter um papel fundamental no alívio dos sintomas deste problema, que ocorre quando a pessoa fica mais de três dias sem evacuar ou, então, sente dor ao tentar ir ao banheiro. A seguir, a nutricionista Ana Paula Braun explica como os alimentos podem contribuir para a melhora do quadro.

Alimentação para intestino preso

Dar preferência para alimentos naturais e laxativos, beber bastante água e adequar o consumo de fibras diário pode fazer toda a diferença na saúde intestinal, segundo a profissional.

“Ao acordar, por exemplo, a dica é ingerir um copo de água de 200ml ainda em jejum. Isso facilita as funções do organismo, inclusive o funcionamento do intestino”, orienta

Continua após a publicidade

Ana Paula complementa indicando um cardápio de um dia, facilitador do bom funcionamento intestinal:

A especialista completa dizendo que, para quem sofre com constipação, investir em uma alimentação adequada é a melhor solução para fugir da situação crônica ou do uso constante de remédios de efeito rápido.

“Importante destacar que nenhum alimento possui esta ação, a do efeito instantâneo, mas eles funcionam no longo prazo, regulando e ajudando no bom funcionamento de todo o sistema digestivo e intestinal”, ela aponta.

“Um cardápio rico em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, sementes, nozes, castanhas e carnes magras faz toda a diferença na saúde intestinal, com certeza, além de muita água, essencial no processo de eliminação”, finaliza.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.