Continua após publicidade

Como fazer o abacate durar mais

Descubra a maneira correta de preservar a fruta

Por Amanda Ventorin
14 Maio 2022, 10h00

Os abacates estragam rápido demais, eu sei. Quem nunca precisou jogar um fora um abacate enquanto você apenas esperava ele madurar sabe muito bem o que é a frase “se você piscar, perde”. Nas redes, além de ótimas brincadeiras sobre a maneira rápida como a fruta estraga, muitas pessoas compartilham dicas sobre como fazer o abacate durar mais e como preservá-lo.

No facebook, uma postagem de Lisa Couch viralizou ao ensinar um truque para manter a qualidade do abacate por semanas. De acordo com a internauta, submergir abacates maduros em água e refrigerar até que esteja pronto para usá-los ajuda a manter o pico de maturação por semanas.

O feedback positivo fez com que a técnica chegasse ao Tiktok,  sendo testada (e aprovada!) por diversas pessoas que o consideraram um “truque legítimo”.

Continua após a publicidade

 

MAS É SEGURO?

Algumas considerações devem ser feitas antes de sair colocando o abacate em vasilhas com água. Um artigo publicado pela agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (FDA) desencoraja a prática, pela possibilidade de bactérias como a Salmonella  estarem na superfície da fruta, se multiplicando durante o armazenamento quando submersos em água. A Salmonella  é uma bactéria que pode causar sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, febre, calafrios e, em casos graves, complicações com risco de vida.

Continua após a publicidade

Você pode estar pensando que a solução é simples: Higienizar o abacate antes de colocá-lo na água. De acordo com um estudo publicado pela FDA, a bactéria consegue se infiltrar e internalizar-se na polpa do abacate quando submersos em tanques dentro de 15 dias desde sua refrigeração.

COMO FAZER O ABACATE DURAR MAIS (DE MANEIRA SEGURA)

Não é porque o ato de mergulhar os abacates não seja o mais seguro que você deva se contentar a abacates que passaram do ponto pro resto da sua vida. De acordo com o National Center for Home Food Preservation, existem outras maneiras de se preservar a fruta.

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.