Perder peso as vezes pode ser um desafio. Ajustar a dieta, se exercitar e evitar aqueles lanches calóricos é algo simples apenas na teoria, por isso, muitas vezes começar com pequenas mudanças no dia-a-dia, começando pelos hábitos matinais, pode fazer esse processo um pouco menos desafiador.
7 HÁBITOS MATINAS PARA TE AJUDAR A PERDER PESO
1COMA UM CAFÉ DA MANHÃ PROTEICO
Sabe aquele famoso pão com manteiga de manhã? Talvez seja o momento de substitui-los por fontes de proteína. Um estudo realizado com 20 dolescentes comendo um café da manhã rico em proteínas demonstrou diminuição em desejos pós refeição (aquele famoso docinho ou beliscada entre uma refeição e outra) de maneira mais efetiva do que com aquelas que se tomaram um café da manhã com uma quantidade normal de proteínas. Além disso, um café da manhã super proteico foi associado com redução do ganho de gordura, melhor controle de peso, reduções voluntarias na ingestão diária de alimentos e fome.
Por isso, aposte em ovos, iorgute grego, queijo cottage, nozes e chia para a primeira refeição do dia.
2BEBA ÁGUA
Começar o dia com um copo de água pode ajudar na sua perda de peso. De acordo com estudos, beber 500 ml de água aumentou a taxa metabólica em 30%. Além disso, mulheres com sobrepeso que aumentaram seu consumo de água de até 1L por dia perderam 2kg extra ao longo do ano, sem fazer qualquer outra mudança em seu estilo de vida ou torina de exercícios.
Além disso, beber a quantidade certa de água reduz o apetite, o consumo de carboidratos, promove a sensação de saciamento e acelera seu metabolismo. (E pode melhorar a saúde de sua pele, rins e diversos outros benefícios)
3SE PESE
Se pesar pela manhã diariamente pode ser uma maneira de se motivar se sua meta é diminuir o peso. Apesar de não ser uma regra, um estudo associou uma maior perda de peso com o ato de se pesar todos os dias, analisando 47 pessoas, que perderam cerca de 6kg a mais que aqueles que não se pesaram regularmente em um período de seis meses.
Para ajudar, pese-se ao acordar, após usar o banheiro e antes de beber ou comer algo. Mantenha sempre em mente de que o número na balança pode variar de acordo com vários fatores – como inchaço, período menstrual, retenção de líquido.
Vale lembrar que isso é algo pessoal e não necessariamente é o mais indicado para todas as pessoas. Se o ato de se pesar diariamente desperta alguma pressão sobre o que comer, o quanto e se torna algo negativo ao perceber as alterações no número, preserve sua saúde mental (e física).
PRATIQUE MINDFULNESS
Mindfulness é uma prática que prega a atenção plena, como explica nossa colunista Luiza Bittencourt, estando presente no momento atual sem pensar no passado ou futuro, estando ciente de seus pensamentos e sentimentos.
“Mindful Eating ou comer com atenção plena (ou comer consciente) traz a abordagem da não dieta e o fato de que não existe alimentos proibidos. Proibir e tirar alimentos de forma drástica só gera mais vontade. Aquela frase “tudo que é proibido é mais gostoso” se encaixa bem nessa situação. Quanto mais você se privar de algo, mais pensará naquilo e terá vontade de comer. Quando comer, comerá em excesso, porque não sabe quando terá oportunidade de novo. E aí vem a culpa, a frustração, etc…” compartilha em sua coluna, onde dá dicas de como praticá-la.
Uma analise de 19 estudos também mostrou que os métodos de mindfulness ajudaram na perda de peso e padrões alimentares ligados a obesidade e compulsão alimentar.
SE EXERCITE
Se exercitar no período da manhã pode dar um boost no processo de emagrecimento. Um estudo feito com 50 mulheres com sobrepeso comparou os efeitos de exercícios aeróbicos em diferentes momentos do dia e apesar de não ter muita diferença entre o desejo de comer entre quem se exercitava de manhã ou a tarde, aquelas que praticavam aeróbica no período da manhã sentiram um maior nível de satisfação.
6DURMA MAIS
Parece uma missão impossível nos dias de hoje, mas o sono é capaz de interferir diretamente no peso – e em outras diversas áreas da nossa vida.
Vários estudos descobriram que quanto menos você dorme, mais apetite terá e essa privação de sono aumenta a fome e desejos – geralmente por alimentos hiper calóricos e carboidratos.
Manter uma rotina saudável de sono é mega importante para a perda de peso (em conjunto com uma alimentação balanceada e se exercitar). Por isso, siga o recomendado e durma pelo menos oito horas por noite.
7MANTENHA UM DIÁRIO ALIMENTAR
Muito usado pr nutricionistas, o ato de anotar o que se come em cada refeição pode ser um grande fator para ajudar a perda de peso. Segundo um estudo que monitorou 123 pessoas por um ano, aqueles que completaram o diário tiveram maior êxito na hora de eliminar uns quilinhos a mais.
Hoje em dia existem diversos aplicativos para celular que podem facilitar esse ato, mas a opção de manter por perto um caderno e caneta não é menos eficiente. Lembre-se de anotar o que você come e bebe ao longo do dia, separando pelas refeições e horários.