5 benefícios da aveia
Fonte de fibras, proteínas e carboidratos, a aveia deveria ser incluída na sua rotina
Cultivada especialmente em países como EUA, Canadá e Rússia, a aveia é um cereal que possui diversos benefícios para a saúde por ser um grão integral. Isso quer dizer que toda sua composição – incluindo a camada de farelo (que é rica em fibras e vitaminas do complexo B), o germe (que é cheio de gorduras saudáveis e vitamina E) e o endosperma (que contém carboidratos e proteínas) – continua intacta mesmo após ser processada, de acordo com o Whole Grains Council, grupo norteamericano de defesa do consumidor sem fins lucrativos que trabalha para aumentar o consumo de grãos integrais para melhorar a saúde.
O cereal é conhecido pelo seu alto teor de fibras (que diminuem a absorção do colesteral, gorduras e açúcares, causando a sensação de saciedade), mas esse não é seu único benefício. Ela também oferece carboidratos energizantes e antioxidantes, que ajudam a prevenir os danos causados pelos radicais livres e é uma ótima fonte de proteína, em comparação a outros cereais como quinoa e cevada, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Ainda de acordo com o departamento, 1/2 xícara de aveia em flocos possui:
- 150 calorias
- 5 gramas de proteína
- 2,5 gramas de gordura
- 28 gramas de carboidratos
- 4 gramas de fibra
- 0 gramas de açúcar
5 BENEFÍCIOS DA AVEIA
1AJUDA A REGULAR O INTESTINO
Em 1/2 xícara de aveia em flocos é possível obter 4 gramas de fibras (14% da ingestão dietética recomendada). No grão são encontrados dois tipos de fibra: solúvel (que se dissolve em água) e fibra insolúvel (que não se dissolve em água). A fibra insolúvel, em particular, aumenta o peso e o tamanho do seu cocô e promove o movimento do mesmo através do trato digestivo, ajudando a reduzir as chances de constipação (e o tempo que você passa no banheiro).
2REDUZ O COLESTEROL
A fibra solúvel encontrada na aveia é rica em beta-glucanos, conhecida por suas propriedades de redução do colesterol, segundo pesquisa publicada em Nutrition Reviews, biblioteca nacional de medicina nos Estados Unidos. Especificamente, os beta-glucanos criam um material semelhante a gel que pode ajudar a eliminar o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (também conhecido como LDL ou “ruim”) do corpo.
Pesquisas mostram que consumir, no mínimo, 3 gramas de aveia diariamente pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol tanto em pessoas normais como aqueles que já sofrem de colesterol alto, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames, acordo com os dados do Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
TE DEIXA MAIS SATISFEITO
28 gramas de carboidratos são encontrados em 1/2 xícara de aveia: O macronutriente é decomposto em glicose pelo corpo, que é a principal fonte de energia para as células, tecidos e órgão, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina.
Além disso, a fibra da aveia ajuda a retardar a digestão e causa um aumento mais lento e gradual do açúcar no sangue, de acordo com a Harvard School of Public Health. Mas apesar de se sentir mais saciado por mais tempo, você pode não experimentar um pico tão grande de açúcar no sangue – ou uma queda de energia mais tarde, de acordo com a Cleveland Clinic.
4AJUDA A CONSTRUIR E REPARAR O MÚSCULO
Apesar de não ser a primeira coisa que se pensa quando o assunto é proteína, uma porção de meia xícara fornece 5 gramas do macronutriente (quase 11% da recomendação), que ajuda a construir e reparar células, tecidos e músculos, garantindo seu crescimento e desenvolvimento adequado.
Porém, nada de trocar sua fonte de proteína pela aveia, pois a mesma é incompleta. Um artigo publicado pela Universidade de Harvard mostrou que apesar de benéfica, um ou mais aminoácidos essenciais necessários para produzir novas proteínas no organismo não está presente no cereal.
PREVINE DANOS DOS RADICAIS LIVRES
Além das vitaminas e minerais que você veria listados no rótulo de informações nutricionais da aveia, o grão integral possui uma variedade de fitoquímicos – compostos benéficos encontrados na maioria dos tecidos vegetais. Na aveia, em particular, esses compostos são encontrados principalmente na camada de farelo do grão e têm um alto nível de atividade antioxidante, de acordo com a pesquisa do Journal of Food Science and Technology .
Esse antioxidante (substâncias químicas que neutralizam os radicais livres nocivos, moléculas instáveis que causam estresse oxidativo, que pode desencadear danos celulares, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde) é capaz de conter o estresse oxidativo, pois acredita-se que desempenhe um papel no desenvolvimento de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e outras condições de saúde, de acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health (NIH).