5 exercícios respiratórios para diminuir a ansiedade
Profissional ensina passo a passo de técnicas que ajudam a aliviar tensões e o estresse do dia a dia
Muitas vezes é difícil notarmos em meio à correria do dia a dia, mas forma como respiramos pode mudar nosso ritmo, influenciando até mesmo no alívio de tensões, dores localizadas, controle de estresse e ansiedade e fortalecimento da imunidade. Para isso, basta apostar nos exercícios respiratórios.
De acordo com Maria Eugênia Anjos, especialista em Exercícios Respiratórios confirmada na programação da Semana de Respiração Terapêutica de dezembro na Lapinha Spa, a prática dessas respirações é capaz de aliviar as tensões diárias, contribuindo para um maior bem-estar.
Se você gostaria de implementar esse tipo de autocuidado em sua rotina, aqui a profissional ensina cinco exercícios de respiração para você começar a praticar. Confira a seguir como fazer cada um deles!
Passo a passo de exercícios respiratórios
❀Respiração 1
Inspirar em 4 tempos, pausar por 4 tempos, expirar em 4 tempos e pausar por 4 tempos.
Respiração 2
Inspirar pelas narinas elevando os ombros em 4 tempos e expirar pelas narinas descendo os ombros em 4 tempos até voltar à posição relaxada. Repetir 7 vezes esta sequência.
❀Respiração 3
Este exercício pode ser feito em várias posturas: sentado, em pé ou deitado. Inspirar pelas narinas o máximo de ar possível contando mentalmente até 4, expirar pela boca, como se estivesse soprando um canudinho e contar mentalmente até 8. Repetir esse exercício 7 vezes.
Respiração 4
Inspirar e expirar pelas narinas o máximo de ar possível. Inspirar pelas narinas ao mesmo tempo em que eleva os braços na direção do teto, olha para cima e aproxima as palmas das mãos. Expirar pelas narinas ao mesmo tempo em que desce os braços de volta para a posição relaxada ao lado do corpo, olha para baixo e, depois, aproxima novamente as palmas das mãos em frente ao corpo, direcionadas para baixo. Repita 6 vezes o exercício.
Respiração 5
Inspirar e expirar pelas narinas o máximo de ar possível. Iniciar em pé, com os braços relaxados. Inspirar, elevar os braços para o teto e os calcanhares para ficar na ponta dos pés, como se estivesse se espreguiçando. Expirar, descer os braços para a posição relaxada ao lado do corpo e os calcanhares até encostá-los novamente no chão. Repetir 5 vezes.