Continua após publicidade

5 benefícios para a sua saúde em ter um pet em casa

Que tal unir o útil ao agradável? Adote um bichinho e, de quebra, turbine sua saúde (listamos os principais pontos positivos de ter seu amigo por perto)!

Por Caroline Randmer (colaboradora)
Atualizado em 30 abr 2024, 16h16 - Publicado em 6 dez 2017, 16h06

1. Estimula a prática de atividade física

Se seu pet é um cachorro, prepare-se que aí vem benefício: quem cuida de um dog sabe que os passeios diários ao ar livre são obrigatórios. Isso significa que, ao colocar seu amigo pra correr (ou até mesmo pra caminhar), você estará se exercitando também – o que vai resultar em menos gordura e músculos mais definidos.

2. Melhora o humor

Chegou em casa irritada ou chateada depois de um dia estressante? Seu companheiro a receberá com tanto carinho que em poucos minutos você nem se lembrará do motivo do mau humor. Mágica? Não, não. Brincar com o pet estimula a produção de diversos hormônios que favorecem o bem-estar.

Leia mais: O que é vaginose bacteriana, uma queixa comum no ginecologista

3. Reduz o stress

Uma maneira eficaz de lidar com o stress do dia a dia é focar a atenção em atitudes prazerosas. “Cuidar de um animal de estimação faz com que você se concentre em outras coisas e se lembre de que a vida vai muito além do trabalho”, diz Yuri Busin, psicólogo e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio (CASME), em São Paulo. Além disso, interagir com o bichinho diminui os níveis de cortisol, o hormônio do stress.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

4. Alivia sentimentos negativos

Todas nós temos dias mais difíceis que outros. Mas chegar em casa e poder dividir a cama (ou o sofá) com o pet alivia a sensação de aperto no peito por nos fazer sentir que temos um companheiro. “Da mesma maneira que ele sabe que pode contar com você, você sabe que pode contar com ele”, diz Yuri.

Continua após a publicidade

Veja aqui: O que você precisa saber sobre aids

5. Protege o coração

Cuidar do bichano, observar o peixe no aquário ou conversar com os passarinhos são atitudes capazes de controlar a pressão arterial e reduzir os níveis de ansiedade. “Ambos fatores são fundamentais para a prevenção de doenças cardíacas”, explica Yuri.

 

 

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.