Continua após publicidade

Agachamento frontal X com barra nas costas: qual é o melhor?

Veja qual incluir no seu treino de força

Por Ana Paula Ferreira
14 jan 2023, 09h20

Existe uma série de variações de agachamento. Mas, se ganhar massa muscular ou aumentar a força é seu principal objetivo, é muito provável que seu treinamento inclua algum tipo de agachamento com barra.  Mas afinal, qual das duas principais variações de agachamento com barra é a melhor: agachamento frontal ou agachamento com barra nas costas?

“Com a barra frontal é mais difícil colocar mais peso. Já, atrás, é possível aumentar bastante a carga e a intensidade do exercício”, explica o personal trainer Manoel Rangel, de São Paulo

Contudo, que a verdade seja dita: há mais semelhanças entre esses dois exercícios do que diferenças. Isso porque ambos criam força em todo o corpo de maneira eficaz e eficiente. No entanto, a posição diferente da barra afeta seus benefícios e usos.

A seguir, uma comparação completa entre o agachamento frontal e o agachamento com a barra nas costas. 

O QUE É UM AGACHAMENTO FRONTAL

agachamento frontal
A barra fica apoiada na clavícula // (MoMo Productions/Getty Images)

Frequentemente esquecido fora do CrossFit e das comunidades de levantamento olímpico, o agachamento frontal é uma variação do agachamento com barra que exige que você mantenha a barra à frente do corpo enquanto agacha. 

Continua após a publicidade

Assim, a barra é apoiada na área da clavícula enquanto você abaixa e levanta. 

BENEFÍCIOS DO AGACHAMENTO FRONTAL

Existem muitas razões para adicionar esse agachamento em seu treino. Aqui estão quatro:

1

Fortalece o core

Tanto o agachamento frontal quanto o com a barra nas costas exige que você firme o core durante todo o movimento para manter a região lombar segura. No entanto, na versão frontal, você precisa contrair com mais força para evitar que o peso te puxe para frente

Continua após a publicidade

O resultado? Maior ativação do abdômen, o que pode levar a uma barriga mais definida.

2

Trabalha quadríceps

Outro grupo muscular que o agachamento frontal trabalha é o quadríceps, parte da frente de suas coxas. Devido à posição da barra, o movimento provoca maior ativação em seus quadríceps

3

O agachamento frontal é um exercício de corpo inteiro.

Que fique registrado: os agachamentos frontais não trabalham apenas o core e os quadríceps.

Continua após a publicidade

Segurar a barra na frente já pega a parte superior das costas, antebraços, ombros e punho. Já o movimento de “sobe e desce” força os glúteos, panturrilhas, flexores do quadril e tornozelos.

4

É um exercício de força

É óbvio, mas o agachamento frontal é um exercício de força com peso. Assim, ele oferece todos os benefícios comprovados por pesquisas do treinamento de força. Para citar apenas alguns: ossos mais fortes, músculos maiores, articulações mais resistentes, maior queima de calorias, gordura reduzida, menor risco de lesões e melhor saúde do coração.

 

O QUE É UM AGACHAMENTO COM BARRA NAS COSTAS

Agachamento no treino funcional
A barra fica apoiada no trapézio // (jacoblund/Thinkstock/Getty Images)
Continua após a publicidade

Entre em qualquer academia e é provável que você encontre alguém fazendo agachamentos nas costas com barra. Trata-se de um exercício feito com a barra posicionada nas costas, enquanto você se agacha e se levanta. 

BENEFÍCIOS DO AGACHAMENTO COM BARRA NAS COSTAS

Embora alguns benefícios deste agachamento sejam semelhantes aos da versão frontal, ele tem vantagens únicas.

1

Fortalece a parte posterior

Quer ficar com o bumbum na nuca? Adicione o agachamento com barra nas costas. 

Continua após a publicidade

Isso porque a carga colocada para trás força a pessoa a se inclinar para frente. Assim, essa pequena mudança de ângulo causa mais estresse na parte posterior da coxa e glúteos.

2

Dá para levantar mais peso 

Quando você agacha, a barra é centralizada sobre a base de suporte, e não na frente da base, como ocorre durante o agachamento frontal. Como resultado, as pessoas podem realmente usar a barra com mais peso porque não vai precisar contrabalançar o peso enquanto agacham.

3

Fortalece o core

Os agachamentos frontais normalmente recebem mais méritos do que os traseiros por fortalecer o core. Porém, quanto maior a carga usada, maior é a demanda desta região. 

Assim, por ser um exercício que permite mais uso de peso, o agachamento com barra nas costas também demanda mais da musculatura central. 

QUAL AGACHAMENTO ESCOLHER?

Dado que ambos podem melhorar a força e a saúde geral, é possível que os dois façam parte da vida de pessoas que treinam. 

Para saber qual fazer agora, no entanto, leia abaixo:

Entrar na posição de “front rack” do agachamento frontal requer maior mobilidade do ombro do que o traseiro. Sendo assim, o exercício frontal pode não ser confortável ou possível para quem tem mobilidade limitada do ombro ou lesão preexistente nessa região. 

Contudo, se seus ombros tiverem uma amplitude de movimento limitada, adicione movimentos (como passagens de cabo e alongamentos de braços cruzados) para melhorar essa questão ao longo do tempo.

O levantamento olímpico é um esporte em que os atletas têm a tarefa de puxar, empurrar e segurar o máximo de peso possível. Devido à posição frontal do rack, o agachamento frontal tem maior transferência para o movimento de levantar do que o agachamento com barra nas costas.

Portanto, se você deseja melhorar o levantamento, o ideal é apostar nos agachamentos frontais. 

Entrar na posição de front rack antes dos agachamentos frontais também requer uma boa mobilidade do punho.

Então, se você não consegue dobrar confortavelmente os pulsos para trás de modo que o antebraço e a palma da mão formem um ângulo de noventa graus, a posição frontal não será confortável para você. 

Sendo assim, o agachamento com barra nas costas evitará esse desconforto. 

Novamente, ambos os agachamentos ajudam a fortalecer o core. Contudo, a versão frontal requer mais força dos músculos para manter o corpo nessa posição ereta. 

Os músculos centrais são os que envolvem e protegem a coluna. Assim, quanto mais fortes eles forem, menor é o risco de ter problemas nas costas. 

O agachamento frontal costuma ser um movimento mais técnico e, portanto, mais difícil. Por isso, o indicado é começar com a barra nas costas. 

Além disso, antes de iniciar o uso da barra na frente, é possível experimentar o uso de kettlebell até que se sinta confortável para mudar. 

As duas versões podem te ajudar a ficar mais forte. Porém, a maioria das pessoas consegue normalmente levantar mais peso quando faz o agachamento com barra nas costas e, assim potencializar mais o treino. 

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.