Continua após publicidade

Horário de verão pode ser a causa do seu mau desempenho no treino

Adiantar o relógio em apenas uma hora é suficiente para atrapalhar a sua performance. Entenda essa história e saiba como se proteger desses efeitos

Por Luiza Monteiro
Atualizado em 30 abr 2024, 16h34 - Publicado em 16 out 2017, 16h30
lzf/Thinkstock/Getty Images
lzf/Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

No último domingo (15), começou o horário de verão de 2017, que se estende até o dia 17 de fevereiro de 2108. A mudança divide opiniões – há quem goste e há quem sofra com o adiantamento do relógio em uma hora. Levantar cedo fica mais difícil do que nunca, o sono desregula e até o apetite pode ser prejudicado. E mais: para muita gente, o desempenho nas atividades físicas também é afetado.

Leia mais: 6 dicas para acabar com sua insônia e dormir melhor

A explicação está, principalmente, na alteração do cortisol, hormônio ligado ao stress. “Quando uma pessoa dorme bem e no tempo de costume, ocorre uma regulação nos níveis de cortisol, o que favorece a liberação de outras substâncias, que ajudam na melhora da performance no exercício”, explica o ortopedista Rodrigo Freitas, especialista em medicina esportiva, do Rio de Janeiro. Já quando as taxas de cortisol estão inadequadas, a produção de outros hormônios é reduzida, e o resultado é uma menor capacidade de explosão muscular, aumento do risco de lesões, além de menos força e disposição.

Esses efeitos são sentidos principalmente pela manhã. Então, se você faz parte da turma que vai à academia na primeira hora do dia, é provável que esteja sentindo menos pique do que o normal. Mas calma: vai passar! Segundo Freitas, o organismo leva de 15 a 30 dias para se acostumar à nova rotina.

Entenda: 8 novas táticas para turbinar seu treino a partir de hoje

Para minimizar os prejuízos do horário de verão sobre seu treino, evite praticar exercícios de alta intensidade à noite, já que isso faz com que o corpo produza adrenalina numa hora do dia em que é preciso estar calmo para conseguir pegar no sono e dormir bem. Ir para a cama mais cedo – mesmo antes de o novo horário começar – também pode fazer com que nem o sono nem o apetite – e tampouco o treino – sejam afetados.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA  

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.