Continua após publicidade

5 motivos para você adotar a praia como pista de corrida

Aproveite os dias mais quentes para ganhar condicionamento físico, fortalecer os músculos e, de quebra, ainda ganhar um bronze. Se joga na areia, menina!

Por Maria Lúcia Zanutto
Atualizado em 26 abr 2024, 10h44 - Publicado em 4 out 2015, 12h00
Maridav/ Thinkstock/ Getty Images
Maridav/ Thinkstock/ Getty Images (/)
Continua após publicidade

Trocar a corrida no asfalto por um treino à beira mar traz muito benefícios para o seu corpo, como fortalecer tornozelos, articulações e todos os músculos que ficam abaixo do joelho, além de garantir um bronze incrível. O ortopedista Antonio Alexandre Faria, da Clínica North Trauma, em São Paulo, selecionou bons motivos para você apostar no exercício e aproveitar o fim de semana.

1. Mais estabilidade e músculos fortes
“Como a praia é uma superfície irregular, macia e pesada — no caso da areia fofa —  gera maior controle muscular e estabilidade das articulações do quadril, joelho e pé”, diz Antonio. Mesmo que você não corra, realizar movimentos como saltos e deslocamentos laterais também contribuem para a estabilidade das articulações e o fortalecimento dos músculos inferiores.

2. As calorias vão embora fácil, fácil…
Estudos comprovam que a corrida na areia chega a queimar 60% mais calorias por milha (que equivale a 1,6 km) que a mesma distância realizada no asfalto. “O gasto energético para realizar os movimentos é maior”, afirma o especialista.  

3. Adeus, inflamações!
Como a areia fofa absorve os impactos, você tem menos chances de sofrer com inflamações e problemas de tendinite, principalmente na planta do pé. Mas, cuidado: o terreno tem menos estabilidade, o que pode causar torções.

Continua após a publicidade

4. Trabalha o corpo todo
Durante a corrida, você consegue exercitar vários músculos ao mesmo tempo, como os posteriores de coxa, panturrilha, tibial anterior, musculaturas estabilizadoras (abdominal e core).

5. Alivia o stress
Enquanto você corre, o corpo libera poderosas substâncias químicas, como a endorfina, a serotonina e a dopamina – os neurotransmissores do prazer – levam a uma sensação ímpar de satisfação, de poder, de confiança. Sem contar que o visual incrível também ajudar a aumenta a disposição e vontade de malhar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.