Continua após publicidade

Gratidão: 3 maneiras de cultivar esse sentimento e ser mais feliz

Cultivar o hábito pode mudar o rumo dos seus dias

Por Eliane Contreras
Atualizado em 29 out 2016, 09h22 - Publicado em 29 out 2016, 09h22

Desde que essa hashtag viralizou nas redes sociais, ela só ganha força. É usada em posts de pôr do sol, happy hour com as amigas, pratos saudáveis e até treinos na academia. A explicação da ciência: enxergar e agradecer as coisas boas da vida traz felicidade. “O sentimento de gratidão ativa o sistema de recompensa do nosso cérebro, o que faz com que ele libere neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar”, afirma a psicóloga Julia Bittencourt, do Rio de Janeiro. Cultive o hábito de agradecer também no mundo real. É muito simples!

1. Liste as atitudes postivas
Em um bloquinho, anote pelo menos três coisas boas que aconteceram no seu dia. Pode ser algo singelo, como a iniciativa de um vizinho de segurar a porta do elevador para você entrar ou aquele bom-dia do caixa do supermercado acompanhado de um sorriso. À noite, antes de dormir, releia a lista e agradeça. Um estudo da Universidade da Califórnia revelou que quem faz esse exercício diário é mais otimista.

2. Reconheça as gentilezas
Expresse verbalmente sua gratidão! É uma atitude que vale muitos pontos no seu networking e que pode até render amizades duradouras. Foi o que mostrou um estudo publicado na revista Emotion, da Associação Americana de Psicologia. Jovens que auxiliaram seus colegas mais novos em um trabalho escolar se tornaram amigos daqueles que, no fim do projeto, enviaram cartas de agradecimento.

3. Agradeça mais, peça menos
Reconheça as oportunidades oferecidas pela vida. A ideia de que você precisa mais do que já possui tende a diminuir, segundo um experimento publicado na revista americana Ciência Psicológica. Os voluntários que demonstraram a sensação de plenitude após se lembrar de um episódio do qual eram gratos foram menos gananciosos na escolha de um prêmio final.

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.