Continua após publicidade

Dicas para cumprir (de fato) suas metas fitness para o novo ano

Saia das promessas e vá para o ataque contra o sedentarismo!

Por Mai Dornelles (colaboradora)
Atualizado em 17 jan 2017, 15h41 - Publicado em 13 dez 2015, 11h00
Thinkstock/Gettyimages
Thinkstock/Gettyimages (/)
Continua após publicidade

Há quantos anos você coloca na sua listinha de promessas de ano novo que vai focar mais na dieta e nas atividades físicas no ano que começa? Pois é, 2016 está aí para você quebrar esse ciclo (não mais vicioso!). Se você for sedentária então, mais um motivo para levantar do sofá e correr (literalmente!) atrás de qualidade de vida.

Considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde da atualidade, o sedentarismo é uma doença. Isso mesmo, doença. Para ter uma ideia, seus males podem ser comparados aos do tabagismo. No Brasil, segundo o IBGE, 56,9% dos brasileiros estão acima do peso. Desses, mais de 20% são obesos e, entre as mulheres, 52% têm excesso de gordura abdominal. Isso é preocupante.

Saia desse grupo e parta para o ataque contra o sedentarismo. Listamos algumas maneiras para você deixar (de vez!) esse mal para trás.

Comece!

Desculpas sempre teremos. Não fale na falta de dinheiro para pagar uma academia ou qualquer outro lugar. Força de vontade. Corrida e exercícios com o peso do próprio corpo são opções de atividades físicas que não dependem de nada, apenas de você. Principalmente com o fim de ano corrido, cheio de viagens que alteram a rotina, essa é uma ótima opção. Tenha disciplina, separe um horário, faça um bom aquecimento e pé na estrada – ou na areia.

Muita calma nessa hora

Sair do sofá direto para um pódio com medalha de ouro não vai acontecer, então comece devagar. Respeite seu corpo e o tempo dele. É difícil sair do sedentarismo, então faça metas viáveis e de curto prazo como as semanais. Opte por treinos menores, de duas a três vezes por semana, de meia hora ou até menos nesse começo. Prepare uma playlist animada e siga em frente.

Continua após a publicidade

Informe-se!

Não é preciso ser radical. Procure um bom profissional e comece uma reeducação fazendo substituições certas, principalmente neste fim de ano em que tendemos a comer mais. Muito do resultado da mudança no estilo de vida e do emagrecimento vem da alimentação. Faça substituições inteligentes e não passe fome (nem vontade!) nas comemorações.

Antes e depois

Comece a se observar mais no espelho para reparar nas pequenas mudanças, pois cada uma delas é uma grande vitória. Uma forma de fazer isso é tirando fotos e fazendo comparações semanais. O maior benefício, com certeza, é a sua saúde, mas outra coisa que também vai melhorar é a sua autoestima.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.