Continua após publicidade

Especialista diz que você não precisa de 8 copos de água por dia

Sabe aquela velha história dos 2,5 litros de água por dia? Então, ela pode ser um grande mito da nutrição. Ficou curiosa? BOA FORMA foi investigar

Por Maria Lúcia Zanutto
Atualizado em 26 abr 2024, 10h51 - Publicado em 25 ago 2015, 14h54
-101PHOTO-/ Thinkstock/ Getty Images
-101PHOTO-/ Thinkstock/ Getty Images (/)
Continua após publicidade

A ideia de consumo diário surgiu em 1945, nos Estados Unidos, quando o National Research Councilum – conceituado instituto de pesquisas – publicou um artigo informando que um adulto precisaria de 2,5 litros de água por dia para ser saudável e evitar desidratação. O que muitos não sabem, porém, é que boa parte desta quantidade pode ser encontrada nos alimentos.

Embora a água seja considerada a melhor bebida para ser ingerida, ela não é a sua única fonte de hidratação. Frutas, legumes, sucos, cervejas, chás e cafés também possuem água em sua composição. Por isso, fique despreocupado com a questão da desidratação. Principalmente porque o corpo humano é tão inteligente que ele pede a bebida antes mesmo que você realmente fique desidratado.

Para Aaron E. Carroll, pediatria e assistente de Pesquisa na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, é importante lembrar que o consumo de água varia de acordo com os hábitos de cada pessoa, o seu tipo de alimentação, o país de residência e também com sua rotina. “Não existe uma recomendação formal da quantidade ideal de água diária para as pessoas. E até o momento, nenhum estudo comprovou a eficácia desse hábito”, explica.

A nutricionista Aritiane Silva, da equipe Fernanda Scheer – nutrição funcional, de São Paulo, afirma que a melhor maneira de manter o nosso corpo hidratado é consumindo água mineral com frequência. Mas, ela não descarta a opção dos alimentos. “Quanto mais você consumir alimentos ricos em água, melhor será. O consumo de água de coco, principalmente, para quem pratica atividade física é uma ótima opção para repor sais minerais eliminados durante o exercício”.

Vale ressaltar que a ingestão ideal de água deve ser de 30 a 35ml para cada quilo do seu peso corporal. Uma pessoa com 73 quilos, por exemplo, deve beber 2.190ml de água por dia. Deste total, somente 10% da ingestão hídrica pode ser por meio de alimentos, ou seja, 219 ml.

Continua após a publicidade

Ficou curiosa para saber de onde encontrar a sua cota diária de água? A nutricionista separou alguns alimentos que você pode apostar. Confira:

Abacate > 83,8% de água
Abacaxi > 88% de água
Alface > 96% de água
Arroz integral cozido > 70,1% de água
Abóbora cozida > 86,4% de água
Abobrinha italiana > 93,9% de água
Agrião > 93,9% de água
Banana-prata > 71,9% de água
Batata inglesa cozida > 86,4% de água
Brócolis cozido > 92,6% de água
Cenoura crua > 90,1% de água
Couve manteiga crua > 90,9% de água
Couve-flor cozida > 94,3% de água
Espinafre cru > 94% de água
Feijão carioca cozido >  80,4% de água
Abadejo grelhado > 71% de água
Frango assado > 70% de água
Kiwi > 84% de água
Laranja-pera > 89,6% de água
Manga crua > 82,3% de água
Melancia > 92% de água
Mexerica morgote > 83,7% de água
Ovo > 75% de água
Peixe assado > 74% de água
Pepino > 96,8% de água
Pimentão amarelo cru >  91,9% de água
Tomate cru com semente > 95,1% de água
Uva > 81% de água

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.